Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação Grupos
Atualizado em 25/05/2020 Dolar R$ 5,63
Euro R$ 6,16

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

La Salette: a aparição da Virgem Maria que deu origem a um santuário nos alpes franceses

A aparição da Virgem Maria nos Alpes da França é uma das mais famosas dos tempos contemporâneos. Aconteceu somente uma vez, para duas crianças, e originou a igreja conhecida como Basílica de Nossa Senhora de La Salette (em francês: Sanctuaire Notre-Dame de La Salette) muito procurada por fiéis para turismo religioso, inclusive por sua localização com vista privilegiada e o clima e o silêncio perfeitos para orações, pedidos e agradecimentos.

Nossa Senhora visitou La Salette em 19 de setembro de 1946, para deixar regras e conselhos, seguidos até hoje por seus missionários e que tratam, entre outros fatores, do amor ao próximo; da obediência e da reconciliação; da caridade, ausência de bens materiais, piedade, penitência; da humildade e modéstia; da bondade; do zelo; do cuidado com enfermos e doentes e, é claro, de orações.

Peregrinos no Santuário La Salette

Curiosidades sobre a Basílica de Nossa Senhora de La Salette

Algumas curiosidades intrigam estudiosos e peregrinos que visitam e estudam a história da aparição de Nossa Senhora de La Salette às duas crianças, em 1846. Por exemplo:

☑ foram necessárias 8 conferências, duas delas com participações das crianças Mélanie e Maximim, que teriam presenciado a aparição da Virgem Maria na região, para que, assim, membros da igreja votassem em apoio à veracidade do acontecimento;

☑ as regras e os relatos passados pela Virgem Maria às crianças seriam secretos, mas foram revelados porque, apesar dos votos apoiando que a aparição da Virgem fosse verdadeira, havia resistência contrária à história e um dos cardeais exigiu que Mélanie e Maximim escrevessem o que ouviram;

☑ algumas previsões teriam sido feitas pela Virgem Maria em sua aparição em La Salette, entre elas a de fracasso de uma grande colheita; as de doenças e fome; as de guerras que, inclusive, destruiriam Paris e Marselha, cidades importantes na França. A concretização das previsões da Virgem foi usada como mais um argumento para a comprovação da veracidade da aparição.

Privilégios da visita à Basílica de Nossa Senhora de La Salette

Além de toda a história de fé contida na visita ao santuário dos alpes franceses, a vista de uma bela paisagem coberta por natureza é um outro grande privilégio dos turistas. A Basílica de Nossa Senhora de La Salette está a 1.800 metros de altitude e pode ser acessada de carro. Turistas que desejam se hospedar no local, têm à disposição boas opções de acomodação.

Santuário La Salette no inverno

Ao caminhar pelos arredores da basílica, peregrinos e turistas encontram um curto trajeto que leva até o local da aparição da Virgem Maria (Vale da Aparição). No vale, três estátuas de bronze representam as 3 fases da aparição – o pranto, as mensagens e a partida – descritas pelas crianças em riqueza de detalhes. Outros detalhes da estrutura que abriga o santuário que merecem destaque são:

  • ☑ colunas dos tempos de império bizantino formam duas colunas no interior da basílica, delimitando sua nave;
  • ☑ as três fases da aparição de Maria também estão representadas na parte interna, por três medalhões que retratam pranto, mensagem e partida;
  • ☑ turistas e peregrinos podem, ainda, visitar um pequeno, mas bastante completo museu instalado dentro da igreja com documentos e outros itens da história de La Salette.

Missionários de Nossa Senhora de La Salette espalham mundo afora as suas regras e ensinamentos, todos com a mesma validade desde 1986 e tão importantes, inclusive, nos dias atuais. Aqui no Brasil, quase uma dezena de cidades já abriga santuários de La Salette com espaços para orações e para receber peregrinos, pensados em formatos semelhantes ao da basílica original, na França.

A Unitur é uma agência de viagens especializada em roteiros turísticos religiosos dentro e fora do Brasil. Clientes Unitur contam com atendimento de excelência e excursões guiadas, além de conforto garantido nas melhores acomodações.

Embarque com a Unitur!