BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Lenda e curiosidades sobre a encantadora Fontana di Trevi, em Roma

Diz a lenda que foi uma jovem virgem que, no século 19 a.C, indicou às tropas cansadas e com sede de Marcus Vispânio Agripa onde havia uma fonte de água limpa.

Mas foi apenas no século XVIII que o Papa Clemente XII decidiu realizar a construção monumental da Fontana di Trevi que se localiza no cruzamento de três vias, um trivio.

A ideia do Papa era decorar a praça, mas também prover à cidade uma grande quantidade de água.

A obra foi entregue ao arquiteto Nicolau Salvi que iniciou a construção em 1735, mas morreu antes de ver a fonte concluída, em 1761.

Desde então, a Fontana di Trevi atrai turistas do mundo inteiro com sua arquitetura e mais de 300 mil litros de água jorrados.

Muitos procuram a fonte para concretizar uma famosa tradição: jogar ali uma moedinha para que o desejo de retornar à cidade se realize.  

Confira algumas curiosidades da Fontana de Trevi

  1. 1. As quatro estátuas na parte superior representam as estações do ano.

2. No centro está o deus Oceano, que conduz um carro em forma de concha, puxado por dois cavalos-marinhos. Um cavalo calmo e o outro inquieto, que demonstram essas duas características do mar, ora revolto, ora tranquilo.

fontana de trevi

3. O grande chafariz simboliza o mar.

4. As duas estátuas nos nichos laterais simbolizam duas características da água: a abundância e a salubridade.

5. A Fontana de Trevi já foi palco de diversas cenas de filmes, a mais famosa delas é o banho de Anita Ekberg e Marcello Mastroianni no filme La Dolce Vita, de Federico Fellini.

6. Todas as moedinhas jogadas pelos turistas totalizam aproximadamente 2 mil euros por dia, cerca de 700 mil euros por ano, que são doados para a Cáritas.

Que tal conhecer essa maravilha bem de perto? Conheça nossos roteiros para a Itália!