Voltar para a listagem de postagens

O que conhecer em Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Trancoso, na Bahia

Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso são três cidades turísticas da Bahia com algumas das praias mais bonitas do país, você sabia? Além disso, a região é repleta de bons hotéis e restaurantes.

Para chegar até Porto Seguro, você pode optar por trajetos de avião, carro ou ônibus, dependendo de onde estiver. E na mala não podem faltar roupas de banho e protetor solar: o clima da região é predominantemente quente. Temperaturas máximas podem chegar aos 40°C, o que explica a água do mar sempre aquecida. A brisa soprada pelo oceano ajuda a amenizar o calor ao longo do dia.

Descubra o que você não poderá deixar de visitar em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Igrejas históricas em Porto Seguro 

porto seguro arraial dajuda trancoso

Uma vez na cidade, a primeira coisa a ser feita é visitar o centrinho, patrimônio nacional e abrigo de construções da época da chegada dos portugueses ao Brasil. Por lá, você poderá passear pela feirinha de artesanatos e conhecer algumas igrejas históricas.

Também há a opção de visitar o Memorial da Epopeia do Descobrimento, o Marco Zero do Descobrimento e o Museu de Porto Seguro. Não muito longe do centro fica a Reserva Indígena da Jaqueira, casa dos índios Pataxó. Esse é outro lugar que merece a sua presença.

Ainda em Porto Seguro, conheça as piscinas naturais da Praia da Coroa Vermelha e o recife de corais do Parque Marinho de Recife de Fora. A chegada ao Parque costuma ser feita de escuna, uma experiência muito divertida. Se você estiver por lá entre julho e outubro, terá a chance de observar baleias-jubarte nos arredores do recife!.

Conheça o primeiro santuário nacional em Arraial D’Ajuda 

Arraial tem um charme encantador! É famosa pelas areias brancas e pelas falésias de muitas de suas praias, mas o seu centrinho também não deixa a desejar. Nele, você poderá comprar lembranças e terá a honra de conhecer a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, considerada o primeiro santuário nacional. Inclusive, é no mirante da igreja que fica aquela parede cheia de fitinhas do Senhor do Bonfim – que provavelmente você já viu em fotos. Não deixe de passar por lá e registrar a sua visita.

O litoral de Arraial d’Ajuda se divide em dois: sul e leste. Quem opta por passear em direção ao litoral sul, conhece as praias do Mucugê, dos Pescadores, de Araçaípe e do Apaga Fogo. Já no litoral norte estão as praias do Parrancho, da Pitinga, da Lagoa Azul e do Taípe. Vale dizer: as falésias da praia do Taípe parecem pinturas. Então, não deixe de conhecê-las.

Antes de escolher quais praias você irá em Arraial d’Ajuda, verifique junto à Unitur como é feito o acesso a cada uma delas: de buggy, carro, transfer etc. Descubra também se os passeios podem ser realizados por conta própria ou se é melhor contar com um guia para algum deles. E mais: fique de olho na tábua das marés e usufrua ao máximo dos passeios durante a maré baixa, quando as belezas naturais da região ficam ainda mais evidentes.

Que tal conhecer um paraíso em Trancoso? 

Quem vai a Trancoso tem a sensação de ter chegado ao paraíso. Passear pelo Quadrado Histórico do distrito é imprescindível e você pode, ainda, conhecer duas praias que ficam bem perto de lá: Coqueiros e Nativos, que são ótimas para relaxar.

Praias um pouco mais afastadas do centro também não podem deixar de ser visitadas! São elas:

  • Rio da Barra;
  • Itaquena;
  • Amores;
  • Espelho, uma das mais bonitas de todo o país.

EMBARQUE O QUANTO ANTES!

Geralmente, turistas que desejam conhecer os três distritos que compõem a “Costa do Descobrimento” começam o passeio em Porto Seguro. A ida de Porto Seguro até Arraial d’Ajuda é feita de balsa e, em seguida, a chegada até Trancoso depende de um curto trajeto de carro. Para você aproveitar, com calma, cada minuto do passeio, reserve pelo menos 7 dias de viagem.

Entre em contato com a Unitur para planejar o roteiro ideal para você e sua família.


9 vinícolas imperdíveis na Serra Gaúcha! 

Não é à toa que a Serra Gaúcha é um destino tão procurado no Brasil. Afinal, o que não faltam são atrações turísticas: belezas naturais, parques, cultura, restaurantes e vinhos, muitos vinhos, inclusive os melhores do país. As vinícolas na Serra Gaúcha são famosas no mundo todo, você sabia? Por isso, ao visitar a região, […]

Leia mais

Aqui está o seu próximo destino: o incrível Parque Banff, no Canadá!

Sabe aquele lugar em que você se sente pequeno diante da imensidão da natureza? O Parque Nacional Banff, no Canadá, é um deles! São montanhas rochosas, lagos, geleiras, cavernas, florestas e paisagens alpinas de tirar o fôlego. Dá até pra se emocionar diante de algumas delas! O passeio começa pela charmosa cidade de Banff, no […]

Leia mais

No dia de Madre Teresa de Calcutá, conheça 5 fatos curiosos sobre a Santa

Nascida em Skopje, atual Macedônia, Madre Teresa recebeu, em homenagem, o nome de Madre Teresa de Calcutá, a cidade indiana onde faleceu em 5 de setembro de 1997. A santa foi uma missionária católica que marcou o mundo como  na luta pelos pobres e doentes. Pelo seu trabalho, foi condecorada e premiada ao longo de […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!