Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação-Grupos
Atualizado em 24/06/2019 Dolar R$ 4,00
Euro R$ 4,57

BLOG

Basílica de Aparecida
de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

O que fazer em Aparecida, a cidade da padroeira do Brasil

Banhada pelo Rio Paraíba do Sul, a cidade de Aparecida logo dá às boas vindas aos seus visitantes que bem antes de chegar já avistam a principal atração da cidade. Já da estrada, a Basílica se ergue imponente e mesmo aqueles que não guardam uma fé, acabam sentindo a suntuosidade do lugar e a paz que transborda por suas paredes.

A Basílica certamente é o lugar mais visitado da cidade. Mas Aparecida reserva outras atrações para toda a família.

Vamos conhecê-las?

Caminho do Rosário

Desde 2018, os romeiros e visitantes de Aparecida podem realizar um novo passeio na cidade. O Caminho do Rosário liga a Basílica de Aparecida ao Porto de Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada.

Pelo trajeto, que margeia o rio e tem uma linda paisagem, estão distribuídos 20 cenários com estátuas em tamanho real que retratam os mistérios do Rosário. A ideia é que o percurso seja feito recitando as orações e meditando as passagens da vida de Jesus e de Maria, tudo na companhia do rio e de uma natureza muito bonita.

Caminho do Rosáro

Passeio de barco pelo Rio Paraíba do Sul

Uma outra atração para os visitantes de Aparecida é o passeio de barco pelo Rio Paraíba do Sul. Com saídas do Porto Itaguaçu, os barcos levam até o local aproximado da pesca milagrosa na qual foi encontrada a imagem há mais de 300 anos.

Na capela São Geraldo, nas proximidades do Porto, o pôr do sol é sempre um espetáculo com uma visão bem bonita do Vale do Paraíba. Sem contar a imagem de Nossa Senhora com 1,80m de altura que também fica ali. É um clique atrás do outro!

Passeio de barco pelo Rio Paraíba

 

Passeio de Teleférico em Aparecida

Ligando o Santuário ao Morro do Cruzeiro, os bondinhos são outra opção (aventureira!) para os romeiros e visitantes! As cabines cabem 6 pessoas e a vista lá de cima da Basílica e da cidade é privilegiada! A altura chega a 120 metros!

Passeio de teleférico

Mirante no morro do Cruzeiro

Morro do Cruzeiro

Chegando ao Morro do Cruzeiro, mas uma oportunidade de ter uma vista 360º da cidade de Aparecida com sua majestosa Basílica. No alto do morro há um mirante, cuja torre tem 30 metros de altura, com dois elevadores panorâmicas que comportam até 12 pessoas.

No topo, os romeiros e visitantes podem continuar a experiência de fé e devoção junto a uma cruz de 20 metros situada no local.

Memorial da Devoção: Cine Padroeira, Museu de Cera e o Cantinho dos Devotos Mirins

Uma das atrações mais procuradas atualmente em Aparecida é também o museu de cera, o primeiro do mundo dedicado a Nossa Senhora. São mais de 60 estátuas em tamanho natural, divididas em 20 cenários que recriam a história de Nossa Senhora Aparecida.

Além disso, o acervo também reúne estátuas de cera de personalidades católicas como os papas João Paulo II, Bento XVI, Francisco, Dom Frei Galvão, além de devotos famosos como Daniel, Ronaldo e Renato Aragão.

Museu de Cera

No mesmo complexo, os visitantes também podem curtir o Cine Padroeira, uma sala que projeta um curta de 15 minutos entitulado “A História de Nossa Senhora Aparecida”.

E por fim, as crianças também podem se divertir no cantinho dos Devotos Mirins, que conta com cenários e personagens em tamanho real dos mascotes da Campanha Família dos Devotos.

Cine Padroeira

Museu Nossa Senhora Aparecida

Agora vamos nos transportar para dentro da Basílica, que também tem muitas atrações.

Uma delas é o Museu dedicado a Nossa Senhora, localizado no 2º andar da Torre da Basílica. As peças surpreendem os visitantes por seu tamanho valor histórico. São objetos dos testemunhos dos milagres, a tela da coroação, as coroas do centenário, as rosas de ouro, entre outras relíquias.

Cúpula

Os visitantes também podem admirar de pertinho a gradeza arquitetônica e a beleza da arte da cúpula da Basílica. As mais de 5 milhões de pastilhas de vidro receberam desenhos que retratam a árvore da vida, o Espírito Santo e também 42 pássaros de 12 espécies da fauna brasileira.

A cúpula tem, em seu ponto mais alto, 72 metros de altura, com uma circunferência de 109 metros.

Santuário Aparecida

Cúpula da Basílica

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Além dessas atrações dentro do Santuário, também vale conhecer um pouco mais dos seus detalhes e curiosidades para que entre uma oração e outra, você observe as belezas arquitetônicas dele.

Afinal, são 72 mil metros quadrados, com mais de 25 milhões de tijolos e 257 mil telhas azuis.

O projeto arquitetônico da Basílica é de Benedito Calixto Neto, em estilo neorromânico, por isso seus espaços amplos e repetições de forma. A arquitetura da Basílica reforça, por todos os lados, o seu caráter cristocêntrico. Vista de cima, forma uma cruz e do chão, as colunatas que levam às capelas lembram as colunatas da Basílica de São Pedro, que imitam um abraço.

Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Paredes e chão da Basílica trazem muitos elementos que representam a água. Ela significa o mergulho na vida de Jesus e criam logo identificação com a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no rio. Já os peixes vistos no chão, representam o símbolo eucarístico.

Ao chegar ao centro da Basílica, nos deparamos com o altar mor, que simboliza o mundo e interliga as quatro naves. No chão do altar, vemos desenhos que lembram a cestaria indígena. No alto, a cúpula central, com 70 metros de altura, retrata a árvore da vida, com pássaros da fauna brasileira. No Baldaquino recém inaugurado, também há a representação dos nossos biomas.

A Basílica de Aparecida é toda revestida de tijolos de barro cozido, assim como a imagem de Nossa Senhora e, sobre eles, o renomado artista brasileiro de arte sacra, Claudio Pastro, projetou 38 painéis em azulejos que retratam: na nave sul a infância de Jesus, na nave norte sua vida pública, na nave oeste a paixão de Cristo e na leste, a Ressurreição.

Incrível não é mesmo?

A Unitur é maior especialista no Brasil em turismo religioso e peregrinações ao Santuário de Aparecida. Embarque com a gente nessa viagem de fé e devoção!