Voltar para a listagem de postagens

Pilar: a primeira aparição de Maria

Você sabia? Nossa Senhora do Pilar é considerada a primeira aparição mariana.

Segundo a tradição, após a ressureição de Jesus, os discípulos saíram para evangelizar e Tiago se encontrava em Zaragoza, na Espanha.

Conta-se que certa noite, após as orações, ele acordou com vozes angelicais que cantavam uma Ave Maria.

Tiago se ajoelhou e teria visto Maria, a mãe de Deus, sentada em um pedaço de coluna de mármore. Maria o chamou e indicou que ali deveria ser edificada uma igreja, mantendo aquele pilar no altar do templo.

Nossa Senhora do Pilar

Acredita-se que essa aparição tenha sido na verdade uma bilocação, já que Maria ainda estaria na Terra.

Com a ajuda de oito rapazes recém-convertidos, Tiago iniciou a construção de uma capela colocada de frente para o Rio Ebro, com o pilar na parte superior do altar.

A Basílica Nossa Senhora do Pilar

Basílica Nossa Senhora do Pilar em Zaragoza

Durante os séculos, a capela passou por diversas transformações, incêndios e foi totalmente reconstruída.

A nova Basílica começou a ser construída em 1681, mas a obra principal só se concluiu em 1872, com estilo barroco, conferindo robustez aos pilares e às ornamentações.

Hoje em dia a Basílica possui 130 metros de largura, 18 de altura até o teto central e 28 metros até os vértices dos arcos. A cruz da Cúpula central chega aos 80 metros de altura.

Nossa Senhora do Pilar é a padroeira de Zaragoza e também dos hispânicos e por isso recebe peregrinos o ano todo.

Embarque com a Unitur nessa viagem de fé e cultura!

 

 

9 vinícolas imperdíveis na Serra Gaúcha! 

Não é à toa que a Serra Gaúcha é um destino tão procurado no Brasil. Afinal, o que não faltam são atrações turísticas: belezas naturais, parques, cultura, restaurantes e vinhos, muitos vinhos, inclusive os melhores do país. As vinícolas na Serra Gaúcha são famosas no mundo todo, você sabia? Por isso, ao visitar a região, […]

Leia mais

Conheça os locais que marcaram a vida de São Francisco de Assis

Embarque com a Unitur e conheça os locais em Assis e ao redor de Assis por onde passou, pregou e viveu São Francisco de Assis. Uma peregrinação repleta de fé e emoção.  É verdade que todos os trajetos de peregrinação identificados como caminhos feitos pelo santo – pelo menos 5, atualmente – são igualmente impressionantes. […]

Leia mais

Roteiros de fé: a Basílica do Santo Sepulcro para os cristãos

Jerusalém é sem dúvidas um dos destinos mais especiais no mundo, por concentrar a religiosidade de cristãos, muçulmanos e judeus. Para os cristãos, um passeio sempre procurado é aquele da Via Sacra, que percorre os últimos locais por onde Jesus passou até ser morto e crucificado. O ponto alto desse roteiro percorrido a pé é […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!