Por que visitar Petrópolis, a Cidade Imperial?

A encantadora Cidade Imperial é o reduto de descanso dos cariocas que desejam um clima mais ameno. Localizada à 68km da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis ainda guarda um charme da época do Império com suas construções erguidas para agradar um turista bem especial naquela época: Dom Pedro II. Daí vem inclusive o seu nome: cidade de Pedro.

Rodeada de vegetação da Mata Altântica – verdade que escassa – o centro urbano de Petrópolis fica bem no topo da Serra da Estrela, uma das montanhas da Serra dos Órgãos. Por isso, seu relevo acidentado e o clima mais ameno.

Receba agora em seu email o e-book com 5 destinos em alta para viajar na terceira idade 

Boa parte do passeio por Petrópolis fica mesmo no centro histórico com sua arquitetura típica dos tempos do Império. Destaque para o Museu Imperial, no qual a visita é feita de Pantufas para não arranhar o piso histórico e onde se pode admirar um espetáculo de Som e Luz nas noites de quinta àsábado sobre a vida no Império. Vale visitar também o Palácio Quitandinha, o Teatro Dom Pedro, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal e o Palácio Amarelo.

petrópolisOutra boa surpresa que Petrópolis nos reserva foi que ali Santos Dumont construiu a única casa que fez em vida para si. Carinhosamente apelidada de “Encantada” pelos locais, por estar no alto do Morro do encanto,a casinha é cheia de peripécias e curiosidades engenhosas.

Com a influência da imigração especialmente europeia, a cidade abriga ainda hoje o segundo maior festival de cultura alemã, o Bauernfest. O estilo europeu também é visível na Avenida Koeler, onde é possível fazer compras e encontrar alguns serviços.

Gostou? Então embarque com a gente e conheça Petrópolis!