Cidades históricas de Minas Gerais + Diamantina e Inhotim

Data

16 A 24 JULHO 2024 - 9 DIAS

Valor

Valor por pessoa em apt duplo:

R$ 6.490,00

Veja os valores detalhados

Mais informações sobre o roteiro

  • O roteiro

    Clique aqui

    16/07/24 (1º Dia, Terça) POA / SÃO PAULO / BELO HORIZONTE/MG (AÉREO) // BELO HORIZONTE / OURO PRETO (142 km): Apresentação com pelo menos 2 horas de antecedência à partida do voo no Aeroporto de Porto Alegre para viagem aérea a Belo Horizonte/MG com escala/conexão no Aeroporto de São Paulo (GRU). Saída às 05h05 chegada às 10h05 (previstas) a Belo Horizonte. Recepção e traslado rodoviário a Ouro Preto. Almoço livre (não incluído) e posteriormente acomodação no hotel. Restante do tempo livre para descansar. Ouro Preto: antiga capital de Minas Gerais, é um dos mais importantes núcleos de mineração de ouro do século XVII, reconhecida e declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pelo acervo cultural que preservou e por possuir o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil. No auge do ciclo do ouro, a cidade foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maior emoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadência o vaivém das ladeiras. Possui belíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Jantar incluído (sem bebidas) no hotel. Hospedagem.

    17/07/24 (2º Dia, Quarta) OURO PRETO - CITY TOUR / MARIANA - CITY TOUR: Café da manhã no hotel. Saída de hotel com transporte local contratado (MICRO-ÔNIBUS) e guia local para passeios pela cidade de Ouro Preto, que representa a síntese da arte colonial, não apenas pela expressão de sua história, mas pelo acervo cultural que preservou. Maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma joia rara encravada entre as montanhas de Minas Gerais. No auge do ciclo do ouro, foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maior emoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadência o vaivém das ladeiras. Possui belíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Almoço livre (não incluído) e a continuação visita da cidade histórica de Mariana, com tour a pé pela mais antiga cidade que foi a 1ª capital de Minas Gerais, testemunha do ciclo do ouro, que preserva a arquitetura colonial desde o século 18. Visita a pé do Centro Histórico (caminhada panorâmica ou visitação externa) de alguns pontos turísticos culturais, onde se destaca e se visita a Catedral de Nossa Senhora da Assunção - Catedral da Sé (ingresso não incluído, paga localmente), concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, com lustres de cristal da Boêmia, altares suntuosos e um órgão alemão com mais de mil tubos. Em momento oportuno retorno a Ouro Preto com o restante do tempo livre. Jantar incluído (sem bebidas) no hotel. Hospedagem.

    18/07/24 (3º Dia, Quinta) OURO PRETO / CONGONHAS / SÃO JOÃO DEL REI (170 km): Café da manhã no hotel. Saída do hotel com as bagagens (check out), através de transporte especialmente contratado (micro-ônibus da excursão) e guia local para viagem a São João del Rei, com parada no trajeto para visitar a cidade de Congonhas, que fica na região Central de Minas Gerais, guarda um dos mais relevantes conjuntos religiosos do Brasil colonial: o santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Ali se destacam as estátuas dos 12 profetas, obra que, em 1985, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A autoria é do escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Além dos profetas, o conjunto possui uma igreja e seis capelas com os Passos da Paixão, cujos personagens, também esculpidos por Aleijadinho, foram pintados por Manuel da Costa Athaíde. Os dois artistas se tornaram a maior expressão da arte colonial brasileira. Visita com ingresso a pagar localmente (não incluído) ao Conjunto de Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos com 6 Capelas dos Passos, onde podemos a apreciar, entre outros acervos, a escultura dos Passos e Profetas esculpidos por um dos gênios do barroco mineiro - Aleijadinho. Na ladeira, em frente ao adro, ficam dispostas seis capelas onde estão 66 figuras que representam os passos da Paixão de Cristo. Terminadas as visitas, tempo para almoço livre (não incluído) e na sequência continuação da viagem até a cidade de São João del Rei, diretamente ao hotel para acomodação. Restante do tempo livre, sugerimos visitar o centro histórico e apreciar suas construções barrocas à noite. À noite jantar incluído. Hospedagem.

    19/07/24 (4º Dia, Sexta) SÃO JOÃO DEL REI / TIRADENTES / BICHINO / SÃO JOÃO DEL REI: Café da manhã no hotel. Saída para visitar Tiradentes com transporte e guia local, para tour a pé (devido a que nos lugares a serem visitados não entram veículos grandes) visitando a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo e o Chafariz de São José. A continuação visita da pequena cidade de Bichinho, que a pesar não ter conhecida é um encantador destino, que no trajeto de 7 km de estrada a paisagem surpreende e ao chegar encontramos a Casa Torta, o Museu do Automóvel, vários ateliês que apresenta o artesanato brasileiro diferenciado e de qualidade, produzido com consciência social e ecológica, utilizando materiais reciclados e mão de obra local, Igreja Nossa Senhora de Penha, Cacharia Tabaroa (visitar Minas Gerais e tomar uma boa cachaça, é obrigatório). Almoço incluído (sem bebidas) e retorno a São Del Rei para tour a pé pelo Centro Histórico, visita da Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a de São Francisco de Assis (ingressos não incluídos, pois deverão ser pagos localmente), cujo crucifixo do altar possui dois rubis como gotas de sangue. Ao longo desses mais de três séculos de existência a cidade de São João Del Rei cresceu e se tornou, em habitantes, a maior cidade histórica de Minas. À noite jantar (não incluído). Hospedagem.

    20/07/24 (5º Dia, Sábado) SÃO JOÃO DEL REI / INHOTIM (170 km) / INHOTIM / BELO HORIZONTE (56 km): Café da manhã no hotel. Desocupação do hotel e saída para Belo Horizonte, parando no trajeto em Brumadinho onde se encontra O INSTITUTO INHOTIM (ingresso incluído), sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Almoço livre (não incluído) no restaurante do complexo do Inhotim, e posteriormente visita do MUSEU DE INHOTIM - um lugar em constante transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes. Ocupa uma área de 97 hectares de jardins botânicos de rara beleza com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx e um terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. Por tudo isso é considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Terminada as visitas, seguimos a viagem a Belo Horizonte, diretamente ao hotel para acomodação, restante do tempo livre. À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.

    21/07/24 (6º Dia, Domingo) BELO HORIZONTE - CITY TOUR COM FEIRA HIPPIE: Café da manhã no hotel. Saída com guia local para City tour Belo Horizonte,  visita aos principais pontos turísticos da capital mineira, como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Patrimônio Cultural da Humanidade), com suas modernas obras projetadas por Niemeyer: A Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte; Estádio de futebol Mineirão; Praça da Liberdade, com o Palácio do Governo e em seu entorno obras como a Rainha da Sucata; O elegante Bairro das Mangabeiras, que se destacam por suas grandes mansões ecléticas; Praça do Papa com a intrigante Rua do Amendoim e o Mirante com uma belíssima vista da cidade e da Serra do Curral. Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil. Cidade rodeada de montanhas e conta o Museu Brasileiro do Futebol (no Estádio Mineirão), e muitos pontos interessantes. Restante do temo livre para continuar explorando a cidade por conta. Almoço e Jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.

    22/07/24 (7º Dia, Segunda) BELO HORIZONTE / GRUTA DO MAQUINÉ / CORDISBURGO / CURVELO / DIAMANTINA (296 km): Café da manhã no hotel. Saída com as bagagens (check out) para Diamantina/MG através de transporte especialmente contratado e com guia local. No trajeto visita à Gruta de Maquine que é considerada a mais bela gruta do mundo para o gênero três estrelas. Conhecida e visitada turisticamente desde o início do século e encantando visitantes de todas as idades, Maquiné é o berço da paleontologia brasileira, tendo sido descoberta em 1825 e explorada em 1834 pelo dinamarquês Dr. Peter Lund. A gruta tem 650 metros de extensão e cada um de seus sete salões apresenta uma surpresa, quer seja pelo tamanho, pelas cores ou pelas formas espantosas. Em todo o seu interior observa-se grande formação de estalactites e estalagmites, além de resquícios de pinturas rupestres e por último a Casa Museu de Guimarães Rosa. A continuação seguimos viagem a Diamantina, passando por Curvelo, cidade perto de 100 mil habitantes, que conta entre os atrativos turísticos a Estação Ferroviária, antiga estação central que foi recuperada e abriga o Centro Cultural de Curvelo com museu, espaço multimeios, biblioteca e galerias de arte e a Basílica de São Geraldo, única no mundo exclusivamente dedicada ao santo italiano. Ao final da tarde, chegada a Diamantina diretamente ao hotel para acomodação, restante do tempo livre para atividades de gosto pessoa. Hospedagem.

    23/07/24 (8º Dia, Terça) DIAMANTINA (CITY TOUR) / FAZENDA DE QUEIJO BRAUNAS (22 km) : Café da manhã no hotel. Saída com guia local e transporte especialmente contratado (parte do tour será realizado a pé) para um tour pelos principais pontos turísticos da cidade dedicada para conhecer a cidade, acompanhado de guia local. Com quase três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar ao município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado. Completamente no estilo barroco, suas casas coloniais e suas igrejas guardam segredos sobre grandes tesouros escondidos pelos escravos. As igrejas (São Francisco, Amparo, Rosário, das Mercês) com seu interior folheado em ouro com obras do mestre Aleijadinho e mestre Athaíde, mostram a opulência de uma época em que a cultura portuguesa predominava. Por suas ladeiras desfilaram grandes mitos, como: Chica da Silva, Juscelino Kubitschek, Pe. Rolim (grande vulto da Inconfidência Mineira) e outros. Tempo livre para almoço (não incluído). Em seguida, visita à FAZENDA BRAUNAS que produz o QUEIJO RÚSTICO BRAÚNAS feitos artesanalmente a partir do leite cru, com qualidade premiada e perpetuando o saber fazer (savoir-faire), que passa de pai para filho. Apresentação, demonstração e degustação dos queijos pelo anfitrião e pelo pequeno produtor Sr. Ewerton Sebastião de Almeida, um jovem de personalidade forte assim como seu queijo. Oportunidade para provar o queijo dessa fazenda e deliciar-se com o diferencial de Minas Gerais, um prazer inigualável, com características próprias que nos levam a conhecer sabores de terroir diferentes do queijo mineiro. Terminado o evento, retorno ao hotel e restante do tempo livre. Hospedagem.

    24/07/24 (9º Dia, Quarta) DIAMANTINA / AEROPORTO CONFINS - BH (260 km) // BH-CONFINS / POA/RS (AÉREO DIRETO):
    Café da manhã no hotel. Manhã livre para atividades pessoais. Em horário oportuno, viagem rodoviária, acompanhado de guia local até o Aeroporto Confins de Belo Horizonte (Confins-CNF). Parada no trajeto para almoço livre (não incluído). Terminado o almoço, continuação da viagem com duração de 4h30min incluindo as paradas técnicas. Chegada ao Aeroporto e trâmites para a partida do voo com destino a POA. Desembarque na primeira hora do dia, retirada das malas na esteira, despedida e ATÉ A PRÓXIMA VIAGEM. FIM DOS SERVIÇOS.

  • O que o pacote inclui

    Clique aqui

    SERVIÇOS INCLUÍDOS »
    -Passagem aérea em classe econômica, voo regular LATAM, voando POA / GRU / BH // BH / GRU / POA.
    -Taxas de uso dos aeroportos, de emissão e impostos municipais e federais e franquia de 1 bagagem de até 23kg por pessoa (aéreo e rodo).
    -Micro-ônibus de Turismo de 30-32 lugares para os traslados de uma cidade a outra, conforme programa, com 1 motorista experiente no roteiro.
    -No serviço de fretamento do Micro-ônibus, estão incluídos os estacionamentos, pedágios, despesas de hospedagem e alimentação do motorista.
    -Água em copo a disposição no frigobar durante toda a viagem a ser distribuída unicamente pelo guia seguindo os protocolos.
    -Guia de turismo local especialista em Cidades Históricas de Minas Gerais, credenciando, desde a chegada até o último dia da viagem.
    -Guia acompanhante permanente do grupo desde POA/RS, especialista credenciado como guia de turismo nacional.
    -08 Noites de hospedagem em apto. standard nas cidades de: Ouro Preto, São João del Rei, Belo Horizonte e Diamantina.
    -08 cafés da manhã + 06 refeições (sem bebidas), nos restaurantes dos hotéis e em horário pré-determinados.
    -Visitas e passeios conforme no descritivo dia a dia, em horários a reconfirmar durante a viagem, sempre com a guia do grupo e guia local.
    -Entrada para visitar o INSTITUTO INHOTIM, com guia local e traslados ida e volta com tempo de espera para visitar por 4h30min aprox.
    -Serviço de carregador de malas (1 mala de até 23 kg por pessoa), somente no checkout dos hotéis, exceto aeroportos, entre outros.
    -Bolsa pequena de viagem, etiqueta de bagagem e porta-voucher.
    -Seguro-viagem nacional, cobertura de R$ 30.000,00, com limite de idade de 85 anos - consultem adicionais. NÃO COBRE COVID*.

    SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS »
    -ADICIONAL PARA A COBERTURA DA COVID, conforme indicado acima, de acordo com a idade das pessoas.
    -Tickets de entrada e ingressos para alguns pontos turísticos, em função de que cobram localmente = R$ 200,00 total por pessoa.
    -Gastos com segunda via de documentos de identificação pessoal, bebidas nas refeições incluídas e gastos extras em geral.
    -Gorjetas para guias e motoristas, estipulados em R$ 10,00 por dia, por pessoa, e excesso de bagagem, bem como carregadores de malas.

  • Formas de pagamento

    Clique aqui

    VALOR DO PACOTE POR PESSOA (AÉREO + TERRESTRE) »
    HOSPEDAGEM EM APTO DUPLO/TRIPLO: R$ 6.490,00 com taxas aeroportuárias, de emissão e impostos (exceto gorjetas e ingressos).
    HOSPEDAGEM EM APTO de SOLTEIRO/A: R$ 8.290,00 com taxas aeroportuárias, de emissão e impostos (exceto gorjetas e ingressos).
    Obs.: Apto triplo e criança no apto com os pais consulte disponibilidade antes de confirmar a reserva.
    Criança de 02 a 11 anos paga 80% do valor do pacote e deverá ser 3ª pessoa no apto dos pais ou responsáveis.
    Acima de 11 anos paga como adulto duplo ou triplo. Bebês de 0 a 02 anos pagam somente taxa de embarque.

    FORMAS DE PAGAMENTO »
    Opção 1 - À VISTA: Desconto de 3% do valor do pacote, podendo pagar 50% no ato (dinheiro/cheque) e 50% em 30 dias somente com cheque pré.
    Opção 2 - CHEQUE PRÉ: Entrada de 20%com cheque ou dinheiro e saldo em 10X com pré-datados, somente para residentes no RS (*).
    Opção 3 - BOLETO BANCÁRIO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 6X, devendo estar quitados antes do embarque.
    Opção 4 - CARTÃO DE CRÉDITO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 6X nos cartões VISA / MASTER / OUTROS.
    (*) Os clientes residentes fora do RS podem pagar com cheques pré-datados, sendo que o último cheque deverá ser para antes do embarque.

5 cidades históricas de Minas Gerais para conhecer

Eis um convite para conferir belezas naturais e cidades históricas de Minas Gerais, Estado encantador e acolhedor. O estado de Minas Gerais já é encantador por si só pela beleza do seu povo sempre simpático, pelas paisagens montanhosas e pela gastronomia saborosa e reconhecida no mundo todo. E se tem uma região de Minas que […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!