BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+Email

Santiago de Compostela: a Via Láctea da Europa!

Há séculos a tradição popular diz que a Via Láctea, com seu formato, indica aos peregrinos o caminho de Santigo de Compostela à noite. Por isso, Via Láctea é também um dos nomes dados ao Caminho, assim como, em Portugal e na Espanha, reciprocamente, a galáxia também é conhecida como Caminho ou Estrada de Santiago.

Os caminhos de Santiago de Compostela

É para a encantadora cidade de Santiago de Compostela que milhões de peregrinos se encaminham todos os anos, a pé, de bicicleta, cavalo, motocicletas e até mesmo de carro.

Os caminhos de Santiago são diferentes percursos que desde o século IX levam peregrinos para venerar as relíquias do apóstolo Tiago, um dos seguidores de Jesus. A peregrinação foi muito concorrida na Europa Medieval, depois ficou um longo período esquecida, até retomar sua popularidade nos anos 1980.

A visita ao túmulo do apóstolo marca o fim da peregrinação. E ali é possível se encantar com a magnífica catedral construída no século XII por ordem de Afonso II para resguardar os restos mortais do Apóstolo Tiago.

Santiago de Compostela Cathedral – Galicia, Spain

Uma Santiago cultural 

Hoje, o Caminho não é apenas um itinerário religioso, mas também cultural, sendo assim proclamado em 1987 como Primeiro Itinerário Cultural Europeu.

Por ali, passam cristãos, mas também pessoas em busca de um sentido espiritual, e de uma reflexão sobre a existência.

Além de visitar a Catedral, a cidade reserva outros passeis que valem muito a pena!

Todos os dias, de hora em hora, saindo da Praça de Obradoiro é possível pegar um trenzinho e conhecer a cidade com um passeio guiado de uma hora.

Mas também vale a pena se desapegar dos meios de transporte e se perder pelas ruas do centro histórico que são quase um museu a céu aberto com suas muralhas, ruas antigas, edifícios imponentes. Depois de muito caminhar, dá pra escolher um bom restaurante de tapas, ali pelo centro mesmo e se deliciar!

Outra dica boa e que não dá para perder é o Mercado de Abastos, que desde 1941 encanta locais e turistas com sua variedade de peixes frescos, legumes, verduras, frutas, embutidos, entre outros. Um colorido de encher os olhos no meio da cidade!

Compostela ainda reserva ótimas programações por suas ruas e praças, com muitas apresentações culturais e artísticas. Vale a pena ficar de olho!

Conheça um de nossos roteiros que incluem Santiago de Compostela!