Voltar para a listagem de postagens

Santuário de Fátima em Portugal: como ir, o que fazer, quando visitar

A pequena cidade de Fátima, em Portugal, a apenas 1h30 de Lisboa é um dos maiores destinos de peregrinação do mundo. Ali, conta a história, três pastorinhos viram por mais de uma vez a imagem de Nossa Senhora no ano de 1917. (Ver história das aparições no final do texto). 

Desde então, passou a receber milhões de visitantes por ano que vão em busca de uma experiência espiritual e religiosa com a então proclamada padroeira de Portugal, Nossa Senhora de Fátima.

A primeira edificação, a Capelinha das Aparições, começou a ser erguida em 1919. Mas, ao longo dos anos, Fátima ganhou diversas outras construções para melhor acomodar as multidões de peregrinos.

Hoje, quem visita Fátima tem um elenco de programações pela cidade, como roteiros de fé, celebrações, retiros, confissões, visitas aos lugares históricos e sagrados.

A infraestrutura é completa. Há espaços culturais, administrativos, atendimento médico, locais para congressos, estadias para peregrinos, além de comércio. Fátima também conta com estrutura de mobilidade, como cadeiras de roda, para quem tem dificuldades de locomoção.

As melhores opções para chegar a Fátima são mesmo de carro ou ônibus fretado, saindo de Lisboa ou do Porto, sendo que de Lisboa a viagem é mais barata e dura cerca de 1h30. A viagem de trem não é aconselhada, pois ao chegar, ainda é preciso percorrer mais 24km de carro ou ônibus. A estação fica distante. 

Neste dia de Nossa Senhora de Fátima, conheça mais sobre este lugar especial. 

Alguns pontos não podem faltar em sua visita a Fátima.

Capelinha das Aparições

Foi o primeiro espaço construído em homenagem à Virgem Maria, exatamente no local onde aconteceu a maioria das aparições aos pastorinhos.

A Capelinha é um espaço de oração. Muitos peregrinos chegam até ali de joelhos, vindos da entrada do Santuário pagando promessas e rezando.

Ao chegar, são acolhidos por um clima solene e podem participar de missas e celebrações em diversos horários do dia.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Portugal

Fátima

Construída em 1928, em estilo neo barroco, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima também está localizada onde aconteceu uma das aparições da Virgem aos pastorinhos. Na Basílica, uma torre de 65 metros de altura com uma coroa de bronze de 7 toneladas em seu topo chama a atenção.

Do lado de fora, os peregrinos são acolhidos por colunatas de ambos os lados e, dentro, podem visitar os túmulos dos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. À direita do altar está Lúcia, que foi freira, morreu em 2005 e está em processo de canonização. E à esquerda, os irmãos Francisco e Jacinta que morreram ainda crianças e hoje são santos da Igreja Católica.

Basílica da Santíssima Trindade 

A Basílica da Santíssima Trindade é uma construção moderna e recente. A maior de Fátima com ambiente fechado para abrigar os fiéis. 

Do lado de fora, o Recinto da Oração também é de grandes proporções, mas esse ao ar livre. 

Basílica da Santissima Trindade

Praças dos Papas Pio XII e João Paulo II

Bem pertinho da Basílica da Santíssima Trindade, os peregrinos também podem visitar as Praças dos Papas Pio XII e João Paulo II, os dois papas que tiveram uma relação mais íntima com a história de Fátima. João Paulo II, por exemplo, visitou Fátima por três vezes e o projétil que o feriu em 13 de maio de 1981 (dia de Nossa Senhora de Fátima) está hoje na coroa da imagem de Nossa Senhora no Santuário.

Casas dos Três Pastorinhos

A 2,5 km do Santuário também é possível visitar as casas dos pastorinhos, ainda preservadas como na época. Lugares históricos e de muita emoção. É possível chegar ao vilarejo a pé ou com um transporte público.

Quando ir

A cidade de Fátima fica absolutamente lotada no dia 13 de maio, recebendo até 35 mil pessoas nesta data. Apesar das multidões, o dia é especial. Além disso, todo dia 13 de cada mês, Fátima costuma ficar mais cheia. Então, se você busca visitar o lugar com mais calma e tranquilidade, pense em ir em datas diferentes dessas.

Apenas atente para o inverno europeu. Fátima costuma ser bem fria, inclusive no outono.

Embarque com a Unitur para conhecer o Santuário de Fátima, em Portugal, com todo o conforto e segurança. Conheça nossos roteiros de turismo religioso com companhia de padres. 

 

A história de Nossa Senhora Fátima 

Há pouco mais de 100 anos, o mundo presenciava a terrível I Guerra Mundial. E por isso, o Papa Bento XV convocou todos os católicos para orarem pela paz e para que pedissem a Nossa Senhora que intercedesse pelo fim da guerra. Oito dias após essa convocação, no dia 13 de maio, os três pequenos pastorinhos chamados Lúcia, Francisco e Jacinta brincavam no campo, num lugar conhecido como Cova de Iria.

Como de costume, numa determinada hora, rezaram o terço e quando íam voltar a brincar, viram um imenso clarão sobre a copa de uma árvore. O clarão voltou a aparecer e eles então avistaram a Virgem Maria.

Os três pastorinhos

Nessa primeira aparição, Nossa Senhora revelou às crianças que apareceria nos próximos seis meses, sempre no dia 13. E foi assim, até outubro de 1917. Na terceira aparição, Nossa Senhora de Fátima expôs que revelaria a Lúcia um segredo em três partes.

Os segredos de Fátima

 1ª parte – A visão do inferno

De acordo com as palavras da própria Lúcia, a Virgem Maria revelou o inferno como um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. E almas e demônios em vultos transparentes mergulhados nesse fogo.

2ª parte – Devoção ao Imaculado Coração de Maria

Nossa Senhora abriu as mãos e disse a Lúcia que o Seu Imaculado Coração seria o refúgio da menina e que ele a conduziria e não a deixaria. “Desde esse dia, sentimos no coração um amor mais ardente pelo Coração Imaculado de Maria”, disse a própria Lúcia.

3ª parte – a última revelação do Segredo

Nesta aparição, Nossa Senhora de Fátima apareceu junto a um anjo que exclamou: penitência, penitência, penitência! E também revelou imagens de um sacerdote vestido todo de branco que era atacado por soldados. “Tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre”, disse Lúcia.

Anos após a aparição, essa história tomou rumos inimagináveis com o atentado ao Papa João Paulo II, que por isso revelou à humanidade essa terceira parte do segredo.

 

 

Turismo religioso no Brasil: 5 destinos católicos para conhecer

A Unitur é a maior especialista no Brasil em turismo religioso. Por isso, preparamos uma lista com 5 destinos de turismo religioso imperdíveis no nosso país para quem deseja realizar viagens cheias de fé e devoção. Neste post separamos os mais famosos destinos católicos. São cidades e vilarejos que literalmente vivem da fé com suas […]

Leia mais

A grandiosidade e as curiosidades de Peterhof, na Rússia!

Um destino procurado por cerca de 7 milhões de visitantes todos os anos! Em alemão, Peterhof significa “os jardins de Pedro”, em referência a Pedro, o Grande, que ordenou sua construção após a vitória russa sobre a Suécia, na disputa da Baía de Neva. Mas podemos dizer hoje em dia que são os jardins dos […]

Leia mais

Dia de Santa Catarina de Sena: conheça a história da Santa e a cidade onde ela nasceu

Catarina Benincasa nasceu em 1347, em Siena, na Itália e por isso se tornou popularmente conhecida como Santa Catarina de Sena (ou Siena). Dizem que os santos são enviados com seus carismas para sanar as chagas de determinada época. A história de Santa Catarina de Sena nos dá realmente essa impressão. Seus pais, Mona Lapa […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!