Voltar para a listagem de postagens

São João Latrão: a primeira igreja do Ocidente

Ela tem uma honraria especial, mas por vezes passa despercebida pelos visitantes de Roma. A Igreja São João Latrão é a arquibasílica da Igreja Católica, a catedral do Bispo de Roma e por isso está acima de todas as demais igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Foi a primeira das quatro basílicas papais a ser construída, primeiro dedicada a Cristo, o Salvador, e depois aos Santos São João Batista e João Evangelista.

Na sua fachada principal se lê: “Papa Clemente XII, no quinto ano de seu pontificado, dedicou este edifício a Cristo, o Salvador, em homenagem aos Santos João Batista e João Evangelista”.

Como quase tudo em Roma, a São João Latrão também foi construída sobre ruínas, primeiramente de um quartel do sec. I e depois de um palácio do nobre Laterano. Por fim, no período de Constantino, no século IV,o Palácio foi cedido ao Bispo de Roma e dentro desse palácio foi construída a Basílica.

Durante todo esse tempo, a basílica passou por pelo menos três grandes reconstruções. No séc IX foi quase destruída por um terremoto, no séc XIV sofreu dois grandes incêndios e em 1993, a Máfia italiana colocou um carro bomba na frente da basílica e destruiu a fachada em retaliação a um sermão do Papa sobre as associações mafiosas.

Quem visita a arquibasílica não pode deixar de reparar em alguns detalhes que retratam essa história tão rica.

A estátua gigante de Constantino que decorava as antigas Termas de Constantino, que ficava nos arredores da Fontana di Trevi.

As portas centrais de bronze que eram as portas da Cúria Romana, um dos poucos prédios do Fórum Romano que permanece em pé até hoje.

O primeiro batistério do mundo solicitado por Constantino e que serviu de modelo para todos os batistérios do mundo.

A estátua de Constantino

O Batistério

Visite a Basílica de São João Latrão e outros tesouros de Roma nos grupos da Unitur.

Já imaginou visitar a arquibasílica e observar tudo isso de perto?

Embarque com a Unitur!

 

Frei Galvão: caridade, curas e fenômenos místicos do santo brasileiro

Antônio de Sant’Anna Galvão, ou apenas São Frei Galvão é o primeiro santo brasileiro! Canonizado em 2007 pelo Papa Bento XVI, em São Paulo, o santo é reconhecido por sua caridade, curas e fenômenos místicos. Nascido em 1739, em Guaratinguetá, Frei Galvão era o quarto de cerca de dez ou onze filhos de uma família […]

Leia mais

8 motivos para conhecer Valência, na Espanha!

Cidade original da gostosa paella, Valência é uma cidade histórica da Espanha com mais de 2 mil anos de existência. No entanto, sua proximidade com o mar traz um ar moderno para a cidade, juntamente com os edifícios espetaculares do arquiteto Santiago Calatrava, como a Cidade das Artes e da Ciência. A Unitur separou 8 […]

Leia mais

12 pontes pelo mundo que valem uma viagem

Em tempos de tantas divisões, vamos falar de pontes? Afinal, além da beleza arquitetônica rara de cada uma ao redor do mundo, cada ponte contém em si um significado supremo de unidade, ligação, capaz de deixar as barreiras para trás e unir os povos! Por isso, a Unitur preparou um conteúdo especial com 12 pontes […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!