Nossa Senhora do Rosário e as origens do Santo Rosário

No mês em que se celebra o Dia de Nossa Senhora do Rosário, vamos conhecer as origens desta prática tão difundida.

Foi nos longínquos 1212 que a história da prática de oração do Rosário tomou corpo. Ao se retirar para rezar, nas mãos de São Domingos Gusmão a Virgem Maria deixou um Rosário como resposta às suas orações em busca da conversão dos albigenses. Nesta visão, o santo descobriu mais uma forma de alcançar a intercessão de Nossa Senhora e uma nova prática crescia.

Um instrumento de refúgio, conforto e esperança o Santo Rosário se tornou uma marca do povo que encontrou no terço uma forma de vencer as heresias e de lá para cá a prática se consolidou até os dias atuais. O próprio Papa Francisco definiu o Rosário como “mística do povo”. 

Mas, não se engane de pensar que a técnica de repetição das orações foi adotada apenas nessa época. Conta-se que os monges anacoretas, como eram chamados os eremitas dos primeiros séculos do cristianismo, utilizavam pedrinhas para contabilizar as orações rezadas em voz alta. 

Poucos anos depois da visão do fundador dos Dominicanos, o Rosário como conhecemos hoje começou a ser adotado. No início, a Ave Maria era entoada de forma diferente, assim como os mistérios e outras características foram modificadas, mas o que jamais mudou foi o zelo e fé depositados na repetição das orações.

Seja individual ou em grupo, em novenas ou reuniões, o Rosário ou o Santo Terço permanecem como exemplo de quem busca alcançar uma dádiva ou encontrar neles um acalanto espiritual. 

Santo rosário, bíblia e algumas velas.

História do Dia de Nossa Senhora do Rosário

O dia 07 de outubro é internacionalmente conhecido como o dia da Virgem do Rosário e a história da data está no ano de 1571. À época os mulçumanos faziam fortes pressões nas fronteiras com a Europa e para impedi-los foi formada uma Santa Liga, cuja bandeira abençoada por Pio V, Dominicano, e a imagem de Nossa Senhora com a inscrição S. Maria succurre miseris se destacavam entre a Liga. 

Mas, além da luta física, o Papa convocou todos os cristão a batalharem por meio da oração do Santo Rosário. E foi assim que em 07 de outubro daquele mesmo ano as tropas triunfaram. No ano seguinte, o sucessor de Pio V, Gregório XIII instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória, que logo mudaria o nome para Nossa Senhora do Rosário.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre aspectos da fé católica? Compartilhe o conteúdo entre seus pares!