Voltar para a listagem de postagens

Surpreenda-se com Lyon, na França!

Dona de uma história milenar, de um charme único, de rios deslumbrantes e de fatos curiosos como ser a cidade dos irmãos Lumiére e de Saint Exupery, Lyon na França não é um destino tão famoso como Paris, mas certamente digno de ser visitado.

Para começar a se apaixonar pela cidade, a melhor coisa é logo pegar o funicular na Place Saint Jean e subir até a colina Fourvière para ver Lyon com seus rios e prédios históricos lá do alto. A cidade é bem plana, com aquele colorido típico de cidades europeias históricas.

Depois, vale a pena descer a pé e logo conhecer a Basílica Notre-Dame de Fourvière. Lindíssima, a igreja guarda uma curiosidade: uma escadaria leva a uma outra igreja subterrânea, mais minimalista que a principal, mas ainda assim muito bonita.

Voltando para a parte plana da cidade, um passeio obrigatório é o bairro antigo Vieux Lyon, Patromônio Mundial da Unesco, e a região mais turística de Lyon, com restaurantes famosos, bares e lojinhas. A cidade, inclusive, abriga alguns dos restaurantes mais famosos do mundo e completa sua fama gastronômica com o mercado Les Halles com comidas típicas e doces de praliné.

Ainda na região central e histórica, vale buscar pelas indicações dos traboules, famosas passagens secretas entre as ruas de Vieux Lyon, adoradas pelos turistas. E também se divertir buscando as trompe l’oeil, as pinturas realistas em laterais de prédios que imitam cenas do cotidiano.

Na região antiga também há o famoso teatro romano, todo de pedra e a céu aberto, da época da fundação da cidade, ou seja 43 a.C! O teatro é todo reformado e até hoje abriga shows e peças teatrais.

Aliás, o que não falta em Lyon são opções culturais, a começar pelos seus museus, como o das Belas Artes. Um dos mais significativos também é o Institut Lumière, já que Lyon é a cidade dos irmãos Lumiére, inventores da técnica do cinema. A visitação guarda curiosidades como câmeras originais, fotografias e instalações.

Outra opção muito simbólica de Lyon é o Teatro e Museu Guignol, criado em 1810 por Laurent Mourget que fazia marionetes. No local é possível assistir apresentações de marionetes, que se tornaram populares e tradicionais por toda a França.

Menos divertida que marionetes, mas de muita importância histórica é a Place des Terreaux, ou praça do terror na qual milhares de pessoas foram para a guilhotina na Revolução Francesa. Apesar da triste história, hoje a praça fica bem animada à noite, com muitos universitários em seus bares.

Por fim, não dá pra deixar de aproveitar os dois rios que cortam Lyon. Dá para caminhar calmamente por suas margens, ir até Confluence observar onde os dois se encontram ou até mesmo fazer um passeio de barco.

Gostou?

Então embarque com a Unitur para conhecer Lyon e outras cidades francesas em um roteiro incrível!

 

Frei Clemente Dotti lança livro sobre suas peregrinações

Já foram mais de 20 peregrinações em 20 anos com destino à Terra Santa, aos Santuários na Europa e outros Países, no total de mais de 840 passageiros. Para recordar estes momentos, o Frei Clemente Dotti lançou um livro com fotos dos vários grupos que acompanhou. Ele mesmo nos diz ” Foi nossa intenção ao […]

Leia mais

TOP 10: os maiores aeroportos do mundo!

Tem quem goste de aeroportos e tem quem os condene pelo tédio e longas esperas. Surpreenda-se com os 10 maiores aeroportos do mundo! Lugar de encontros e despedidas, de começos e términos de viagem, ou quem sabe apenas de passagem. Tem quem goste de aeroportos pelo clima de novas aventuras, tem quem os condene pelo […]

Leia mais

Santuário d’Oropa: um dos mais antigos locais de peregrinação do Ocidente

O Santuário d’Oropa é um dos lugares mais antigos de peregrinação do Ocidente. Dentro da bonita Basílica, hoje visitada por milhares de fiéis, há a inscrição de uma data: ano de 369. Segundo a tradição, a Nossa Senhora de cor negra foi levada por Santo Eusébio da Terra Santa para o Vale d’Oropa, ao nordeste […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!