Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação Grupos
Atualizado em 22/08/2019 Dolar R$ 4,20
Euro R$ 4,68

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Tax Free: saiba como obter reembolso de impostos em compras no exterior

Você sabia que viajando enquanto turista tem direito ao reembolso de impostos locais ao comprar produtos no exterior?

O Tax Free é um programa de reembolso global que garante ao turista a devolução dos valores referentes aos impostos locais, ou IVA (Imposto de Valor Agregado), na compra de produtos. E apenas produtos, o ressarcimento não acontece na aquisição de serviços. O valor de reembolso depende do país, mas pode chegar a 25% sobre o valor de compra. 

O benefício não é possível em todos os países e em cada participante há uma regra de valor mínimo, mas de uma maneira geral em toda a Europa, além de Argentina, Uruguai, Japão, Líbano, Coreia do Sul, entre outros. É só conferir a lista aqui.

Como funciona o tax free?

O primeiro passo é identificar as lojas parceiras. Geralmente elas apresentam um adesivo, ou basta pedir informação a um funcionário.

Aí, ao efetuar a compra, basta solicitar um formulário. Você deverá apresentar o passaporte e um cartão de crédito, e também informar no formulário se deseja o reembolso em espécie ou em estorno no cartão. Antes de sair, a loja carimba o seu formulário e pronto.

O importante é guardar todos os recibos de compra junto a esses formulários. Não esqueça.

E o reembolso, como recebo?

Ao sair do país, ou no seu último país de destino integrante do Tax Free, vá mais cedo para o aeroporto e busque o balcão de atendimento da alfândega. Fique atento com o horário, pois pode haver filas e atendimento em períodos comerciais, apenas.

Aí, basta apresentar formulários, recibos (e em alguns casos eles podem pedir para ver os produtos) e receber o seu reembolso pelo meio indicado no formulário.

Mais informações: consulte o site Global Blue e veja todos os valores de impostos por países participantes e também o valor mínimo de compra para receber o reembolso.

Então, é #partiucompras!