Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação Grupos
Atualizado em 03/08/2020 Dolar R$ 5,46
Euro R$ 6,42

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Tudo o que você precisa saber antes de alugar um carro

Não deixe para depois o aluguel de carro que você pode fazer hoje! Você pode até pertencer ao time dos que não levam em conta a importância da locação antecipada de um veículo, mas vai mudar de ideia quando perceber o quanto pode economizar com um pouco de planejamento e pesquisa.

A seleção de um carro mais adequado para o formato de sua viagem; para seus objetivos como motorista e para a quantidade de pessoas que estarão com você é tão importante quanto a locação de um bom hotel e a definição de um roteiro dos passeios e atrações a ser visitados.

Escolher, com calma, o melhor veículo para locação nos casos de viagens a trabalho também torna tudo mais fácil, já que tranquiliza o profissional e oferece conforto e segurança em seu deslocamento entre reuniões e visitas a clientes, por exemplo.

5 dicas para quem dirige um carro alugado

Seja qual for a sua experiência com locação de veículos ou o formato de sua viagem e independente das habilidades que você desenvolveu como motorista, cinco entre as dezenas de dicas para dirigir um carro alugado destacam-se como imprescindíveis. Vamos a elas:

🚗  Selecionar um veículo que caiba no orçamento deve considerar, também, valores extras. Além dos extras da própria locadora, gastos com pedágios, gasolina e estacionamentos;

🚗  E por falar em pedágios: antes de viajar, é interessante descobrir os formatos de pagamentos aceitos em cada ponto de cobrança nas rodovias. De qualquer forma, tenha sempre na carteira uma quantidade de dinheiro – preferencialmente na moeda local – para o dia a dia;

🚗  Antes de dirigir, principalmente no exterior, estude as leis de trânsito e placas de sinalização. Preocupe-se com evitar dores de cabeça, horas perdidas em pontos policiais, sustos com ciclistas e pedestres;

🚗  Esteja sempre com sua carteira de habilitação, mesmo brasileira, e peça para que outros condutores do veículo, quando houver, façam o mesmo. Informe-se com antecedência sobre a necessidade de carteiras de habilitação do país de destino, nos casos de viagens internacionais, para a locação de veículos e sobre os procedimentos para a confecção do documento. Quando viajar a trabalho, solicite ajuda à sua empresa para obtê-lo;

Antes mesmo de sair da locadora com o carro:

🚗  esclareça dúvidas sobre o veículo, sua estrutura física, sua direção e o formato de abastecimento;

🚗   verifique a lataria em busca de riscos e outras avarias já existentes e que devem ser sinalizados para que não o culpem por eles no ato da devolução;

🚗  verifique, no porta-malas, se o conjunto de ferramentas para troca de pneus está completo e em seu devido lugar.

Compensa ou não compensa?

As dúvidas mais frequentes de alguém que aluga um veículo, seja para passeio ou para uma viagem a trabalho, têm relação com a quilometragem; o orçamento final da locação – que inclui taxas extras, seguro e outros detalhes muitas vezes não considerados logo de cara pelo locatário – e o uso do GPS como guia durante a viagem. Afinal, compensa ou não:

  • Optar por quilometragem livre?

Na maioria das vezes, compensa. Principalmente para quem tem planos de usar bastante o carro durante a viagem.

Pagar, ao invés do valor da diária de locação, um valor fechado por um período mais longo do uso do veículo (5 a 7 dias, geralmente)?

O valor fechado só compensa quando for fácil e barato estacionar. Muitas vezes, o dinheiro que não é gasto com diárias porque as diárias do valor fechado são um pouco mais baratas é desperdiçado com estacionamento. Se ficar hospedado em locais com estacionamento cobrado, opte por pagar a locação por dia e não por período.

  • Alugar um carro com GPS?

Hoje em dia, não compensa. O GPS é uma opção cada vez menos procurada porque acrescenta um valor considerável ao orçamento da locação. Muitas pessoas dão preferência por investir em um chip para o celular com boa conexão de internet e, então, usar o Waze. Mas, atenção: seja com GPS, celular ou mapa de bolso e onde quer que esteja, evite caminhos estreitos, escuros, muito pacatos ou sem possibilidade de retorno.

Lembretes importantes aos locatários

Alguns detalhes não podem ser esquecidos de jeito nenhum se você não quiser gastar nada além do planejado com a locação de um veículo. E por “nada além do planejado”, leia: valores adicionais cobrados na devolução por diversas razões e taxas administrativas decorrentes do recebimento de multas de trânsito. Lembre-se:

🚗  com crianças, a cadeirinha instalada nos carros alugados é obrigatória. Pesquise para saber se vale a pena levar a própria cadeirinha ou adicionar ao orçamento da locação o valor da que é cedida pela locadora;

🚗  motoristas adicionais precisam ser declarados à locadora e a taxa para que eles dirijam o veículo, quando houver, deve ser paga. Caso contrário, o seguro do carro e da locação perde a validade;

🚗 mesmo que a locadora ofereça alguma promoção relacionada ao tema tanque cheio, recuse-a. A melhor opção, sempre, vai ser encher o tanque do veículo em um posto de gasolina antes de devolvê-lo. Você não pode esquecer deste detalhe, afinal, se o carro retorna com um tanque não completo, é a locadora quem preenche o combustível e cobra pelo valor da gasolina faltante no acerto final de contas com o locatário. O valor cobrado pela gasolina por uma locadora costuma ser assustadoramente maior do que o cobrado nos postos.

Você sabia que pode contar com a Unitur também para alugar o melhor veículo para a sua viagem?

Especialista em roteiros turísticos, mas também na escolha de carros e na priorização do conforto, a Unitur ajuda seus clientes na seleção dos melhores e mais adequados modelos para viagens a passeio ou a trabalho. A experiência como agência de viagens, somada a uma avaliação criteriosa dos roteiros de viagens de seus clientes e ao objetivo prioritário de atender às necessidades de cada um destes clientes, permitem à Unitur oferecer o que existe de melhor em condições de locação e pagamento do aluguel de veículos. A Unitur já apresenta os orçamentos de locação aos clientes com os melhores e mais em conta seguros de carro e não realiza cobranças de taxas extras desnecessárias.

Aluguel de veículo sem complicações e com máximo conforto para viagens corporativas ou a lazer é na Unitur.