Voltar para a listagem de postagens

Tudo que você precisa saber para visitar o Vaticano, o menor país do mundo

Independente e com governo autônomo, o Vaticano – com seus 0,44 km² – se tornou mundialmente famoso por ser a sede da Igreja Católica e também por abrigar obras atemporais e monumentos impressionantes. Como está dentro do território de Roma, visitar o Vaticano é mais fácil para quem já está na capital italiana, seja de carro/táxi, ônibus, trem ou até mesmo a pé.

Com uma programação organizada e algumas dicas anotadas, é possível passar o dia no Vaticano e conseguir uma experiência completa. Para quem quer um passeio mais amplo, a sugestão é passar um dia e meio na cidade. Será suficiente!

O que visitar no Vaticano?

Praça de São Pedro

vaticano

Praça de São Pedro

É onde as pessoas se reúnem para aguardar o anúncio de um novo papa e também onde o atual papa realiza algumas missas e celebrações. A Praça de São Pedro é considerada o coração do Vaticano; desenhada por Bernini, um importante escultor barroco, foi construída no século XVII em formato oval, cercada por quase 300 colunas, sendo metade coroadas com estátuas de santos. No centro da Praça está o Obelisco Central, com seus 40 metros de altura. É um monumento do primeiro século depois de Cristo (I d.C.), do Antigo Egito.

Como a Praça de São Pedro está sempre cheia, talvez não seja possível observar, mas a sombra projetada do Obelisco sobre os 12 signos do zodíaco forma um relógio de sol.

Basílica de São Pedro: passeio obrigatório ao visitar o Vaticano

visitar o vaticano

A Basílica de São Pedro pode receber até 60 mil pessoas em uma só celebração e é o mais importante edifício da Igreja Católica, além de ser local de diversas obras-primas, como a Pietá – a escultura de 1499 que retrata Jesus morto nos braços de sua mãe – feita por Michelangelo, artista que também projetou a cúpula da basílica. É possível acessar a cúpula de escada ou usando elevador – pagando o valor do ingresso – para ver mais de perto seus mosaicos e para aproveitar a vista de todo o Vaticano e de Roma, que é linda. É no andar de baixo da Basílica que ficam enterrados os corpos da maioria dos papas que já comandaram a Igreja Católica.

Museu do Vaticano e Capela Sistina

O Museu do Vaticano é um complexo de museus com mais de 70 mil obras (apenas 20 mil expostas ao público). Entre as obras, arte religiosa moderna e contemporânea; itens do antigo Egito; tapeçaria secular e muitas outras. Destaque também para o belo jardim do museu.

A Capela Sistina se encontra no final do complexo e encanta com seus afrescos e seu teto pintado por Michelangelo, onde é possível ver a imagem da criação de Adão: o quase-encontro das mãos de Adão e de Deus. Outros espaços a ser visitados no complexo: Salas de Rafael, Galeria de Candelabros, Galeria dos Mapas, Sala da Biga. Dá para visitar tudo, basta organizar o tempo da melhor forma possível!

 

 

Dicas e curiosidades para quem visita o Vaticano

– Atenção para o uso de flashes na hora de tirar fotografias. O flash é proibido na maioria das atrações do Vaticano, se não em todas. Isto porque a luz forte estraga as pinturas seculares.

– E por falar em Michelangelo, mais uma curiosidade envolvendo o pintor e escultor: assim como o teto da Capela Sistina foi pintado por ele, quando tinha 33 anos, também foi o altar. Só que Michelangelo somente pintou o altar da capela aos 61 anos. A pintura no altar representa o juízo final: do lado esquerdo, as almas que sobem ao céu, e do lado direito, as almas que vão para o inferno. No centro, Michelangelo pintou a si mesmo.

– Considerado por muitos um local sagrado, é recomendado evitar roupas muito curtas ao visitar o Vaticano, assim como em outros templos sagrados do mundo. 

O que fazer para ver o Papa em sua visita ao Vaticano

visita papa vaticanoÀs quartas-feiras de manhã acontece a Audiência Geral (Udienza Generale), momento no qual o Papa passa com seu papamóvel pela Praça de São Pedro. Às vezes, o evento pode ser transferido para uma área fechada conhecida como Sala Delle Udienze e lá cabem menos pessoas do que na praça, então é importante chegar bem cedo.

Aos domingos, o Papa também faz sua aparição, mas de forma mais breve, no evento chamado Angelus. Vale lembrar que a agenda do Papa pode ser modificada a qualquer momento e é geralmente alterada nos meses de julho e agosto. Também é necessário – se quiser acompanhar a cerimônia de perto – ter um convite que pode ser recebido de forma gratuita. Por causa destes e de outros detalhes, sua viagem ao Vaticano será muito mais tranquila se organizada por uma agência de viagens especializada, como a Unitur.

Fale com a Unitur!

Somos a maior especialista do Brasil em turismo religioso e temos expertise em viagens para a Itália – com o Vaticano incluso em todos os nossos roteiros para esse país! 

Nossos pacotes contam com guias especializados, passagens, hospedagens, seguro viagem, kit da Unitur e muito mais! 

Embarque com a Unitur para visitar o Vaticano

 

No dia de Madre Teresa de Calcutá, conheça 5 fatos curiosos sobre a Santa

Nascida em Skopje, atual Macedônia, Madre Teresa recebeu, em homenagem, o nome de Madre Teresa de Calcutá, a cidade indiana onde faleceu em 5 de setembro de 1997. A santa foi uma missionária católica que marcou o mundo como  na luta pelos pobres e doentes. Pelo seu trabalho, foi condecorada e premiada ao longo de […]

Leia mais

Turismo religioso no Brasil: 5 destinos católicos para conhecer

A Unitur é a maior especialista no Brasil em turismo religioso. Por isso, preparamos uma lista com 5 destinos de turismo religioso imperdíveis no nosso país para quem deseja realizar viagens cheias de fé e devoção. Neste post separamos os mais famosos destinos católicos. São cidades e vilarejos que literalmente vivem da fé com suas […]

Leia mais

Papa Francisco recebe empresários e estudiosos da Economia de Comunhão

No último sábado (04/02) o Papa Francisco recebeu no Vaticano, 1.200 empresários, jovens e estudiosos da Economia de Comunhão, proposta lançada por Chiara Lubich (fundadora do Movimento dos Focolares) ao visitar o Brasil em 1991 e perceber a necessidade de desenvolver uma economia mais solidária e igualitária.  A Unitur procura construir entre seus funcionários, clientes e […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!