Central de atendimento
+55 (51) 3272.3388
WhatsApp
+55 (51) 98183.9051

Cotação-Grupos
Atualizado em 15/07/2019 Dolar R$ 3,92
Euro R$ 4,43

BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Turismo religioso no Brasil: 5 destinos católicos para conhecer

A Unitur é a maior especialista no Brasil em turismo religioso. Por isso, preparamos uma lista com 5 destinos de turismo religioso imperdíveis no nosso país para quem deseja realizar viagens cheias de fé e devoção.

Neste post separamos os mais famosos destinos católicos. São cidades e vilarejos que literalmente vivem da fé com suas igrejas, atrações e festas religiosas.

1. Nova Trento SC – Madre Paulina

Santuário Madre Paulina em Nova Trento, Santa Catarina

Localizada no Vale Europeu, a apenas 80km de Florianópolis, a cidade de Nova Trento é um reduto turístico religioso e cultural.

Em Nova Trento viveu Santa Madre Paulina, santa ítalo-brasileira, a primeira santa do Brasil, canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II.

Por isso, a cidade possui um belo Santuário em sua homenagem para receber os peregrinos.

São 7 mil metros quadrados de área coberta e capacidade para abrigar até 3 mil pessoas sentadas. Além do Santuário principal, há mais três capelas no complexo: a Capela do Santíssimo, a Capela Santa Paulina e a Capela Penitencial.

O Santuário conta com um restaurante a preços acessíveis, barracas para lanches, sanitários, estacionamento e toda a infraestrutura necessária para os peregrinos.

O toque especial de Nova Trento é que além do turismo religioso, os peregrinos podem curtir todo o charme de uma cidade de colonização italiana. Toda a região é conhecida como Vale Europeu e por todos os lados é possível se conectar com a cultura dos imigrantes e com a arquitetura colonial.

Há diversos locais de venda e degustação de vinhos, sucos, queijos, salames, linguiças e licores. Tudo uma delícia!

  1. 2. Trindade, Goiás – Divino Pai Eterno

  2. Santuário Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás

A apenas 19km da capital Goiânia, a cidade de Trindade, em Goiás, também é um destino religioso muito famoso no Brasil. São cerca de 4 milhões de peregrinos todos os anos que chegam à cidade para rezar, agradecer e pedir graças.

A religiosidade se deve a um medalhão da Santíssima Trindade encontrado por agricultores em 1840.

A festa mais famosa da cidade acontece em julho, com uma romaria que atrai cerca de 2,5 milhões de pessoas em dez dias de festa.

No complexo do Santuário há também a Sala dos Milagres, a Capela do Santíssimo e a Gruta da Intercessão.

Outras atrações em Trindade são as feirinhas com diversos souvenirs religiosos e da região.

Na avenida principal, há também as 14 estações da Via Sacra com esculturas pintadas à mão e em tamanho natural. As estações retratam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Outras duas igrejas também entram no roteiro dos peregrinos à Trindade.

A Igreja Matriz, tombada como Patrimônio Histórico de Goiás com seu altar todo talhado em madeira aroeira, localizada na praça principal da cidade. E também a Igreja do Padre Pelágio, padre alemão que viveu em Trindade por muitos anos, realizou um reconhecido trabalho de evangelização e agora está em processo de beatificação.

Entrar e sair da cidade também reserva aos peregrinos um ponto turístico. É o Portal da Fé, um monumento que marca a chegada dos romeiros, recepcionados por uma imagem bem grande do Divino Pai Eterno.

3. Belém, PA – Círio de Nazaré

Romeiros participam do Círio de Nazaré, em Belém, Pará

Nossa Senhora de Nazaré apareceu às margens do Rio Igarapé, em Belém, e por isso, a capital do Pará é o palco de uma das maiores festas religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré.

A festa acontece todos os anos, no mês de outubro. Multidões se aglomeram em procissões e celebrações para agradecer e pedir graças à Santa, por toda a cidade e especialmente na Basílica.

Enquanto peregrinos pagam promessas em atos heroicos de fé em meio à multidão, muitos cidadãos locais trabalham como voluntários distribuindo água, colocando papelão sob os joelhos de quem paga promessa, dando atendimento, etc.

É uma manifestação grandiosa e o domingo de encerramento é considerado o Natal dos paraenses. É quando as famílias se reúnem para almoçar juntas e comer pratos típicos do Pará.

  1. 4. Juazeiro do Norte

Estátua de Padim Padre Cícero, em Juazeiro do Norte

Em Juazeiro do Norte, o padre ganhou fama por sua atuação religiosa, política (foi prefeito da cidade) e também pelos milagres realizados. No mais famoso deles, a hóstia teria se transformado em sangue ao ser dada a alguns fiéis. Não é reconhecido oficialmente pela Igreja Católica como santo, mas para o povo ele é o santo do sertão nordestino.

A cidade conta com uma estátua de 27 metros do Padre Cícero bem no alto da Serra do Catolé.

Outras atrações na cidade são o Museu Vivo, com representações realistas da casa de Padre Cícero, como seu quarto, e o Casarão do Horto, local onde ele se recolhia para seus retiros espirituais.

A maior festa da cidade acontece sempre em julho no aniversário de morte do “Padim” Padre Cícero.

Veja nosso post completo sobre o turismo religioso no Ceará.

  1. 5. Aparecida, SP – Nossa Senhora Aparecida

Basílica de Aparecida

Santuário de Nossa Senhora Aparecida e a passarela da fé

De fora da nossa lista também não poderia ficar a cidade de Aparecida, com o Santuário Nacional da padroeira do Brasil, nossa Senhora Aparecida.

A cidade é movida pelo turismo religioso e por isso possui uma ótima infraestrutura para receber os romeiros e viajantes.

O Santuário conta com restaurantes, estacionamento, sanitários acessíveis, lojas e muito mais. A cidade é repleta de hotéis.

O município também investiu em outras atrações, em parceria com a Igreja.

Há o bondinho que percorre o céu da cidade, o Museu de Cera com personagens religiosos, e recentemente inaugurado, o Caminho do Rosário, com diversas estações que retratam cenas da vida de Jesus e da Sagrada Família com esculturas em tamanho real e margeiam o Rio Paraíba, onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada.