BLOG

de ,
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+Email

Um roteiro de um dia por Porto Alegre

A capital gaúcha reserva muita cultura, lazer, boa gastronomia com direito a muito chimarrão e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Que tal nos acompanhar nesse roteiro pelos principais pontos turísticos de Porto Alegre? O passeio pode ser uma boa opção para um fim de semana, um feriado prolongado ou para esticar a viagem para a Serra Gaúcha.

Uma boa primeira dica são os ônibus da linha turística que incluem 7 paradas em trajetos pelo Centro Histórico e pela Zona Sul. Você pode descer num ponto e pegar em outro, sem ter que ficar preso ao trajeto do ônibus.

Vamos lá?

1. Parque da Redenção

A primeira parada pode ser o Parque da Redenção, queridinho dos porto-alegrenses para uma caminhada, passeios ou exercício físico. É o mais popular da cidade e ali, com certeza é um bom lugar para tomar um chimarrão.

2. Mercado Público

Com arquitetura neoclássica, o Mercado Público de Porto Alegre é muito bem conservado. Do lado de dentro, os tradicionais produtos típicos, muita erva e cuias de chimarrão, artesanatos e lanchonetes. Por lá, a banca 40 é bem famosa pelos sorvetes.

3. Santander Cultural

Se desejar, dá pra ir caminhando mesmo do Mercado Público até o Santander Cultural. As exposições estão sempre mudando, mas o foco quase sempre é arte moderna e contemporânea. O edifício já recebeu, por exemplo, exposições de Miró e Picasso.

4. Casa de Cultura Mário Quintana

“Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!”

Autor de versos simples e sensíveis como esse, o poeta Mario Quintana viveu boa parte de sua vida em Porto Alegre. Portanto, ainda no Centro Histórico, vale visitar o antigo hotel onde ele viveu por 12 anos, hoje uma casa de cultura dedicada à música, às artes plásticas, ao cinema, à dança, ao teatro, à literatura, etc.

5. Praça da Matriz e Teatro São Pedro

Na praça da Matriz os turistas se deparam com a bela Catedral Metropolitana de Porto Alegre, que não tem tantos anos de história, mas digamos, uma longa história.

É que ali ficava a Antiga Matriz, construída de 1779 até…bem, na verdade o corpo da Igreja ficou pronto em 1794, mas em 1820 as torres ainda estavam inacabadas e foram concluídas apenas em 1846.

Assim que ficou pronta, surgiu a necessidade de uma Igreja maior e mais condizente com o status da capital.

Em 1915 foi lançado um concurso para a escolha da nova planta. As obras começaram em 1920. Em 1929, a cripta ficou pronta e os serviços religiosos passaram a acontecer ali.

Mas foi só 20 anos depois que as celebrações puderam deixar a cripta e finalmente ocupar a nave central, agora finalizada.

Mas ainda não acabou… Mais 20 anos foram necessários para concluir as torres. Finalmente, em 1986 a catedral pode ser consagrada e dada como concluída.

Ali bem próximo também fica o Teatro São Pedro , inaugurado em 1858 e palco de grandes apresentações em Porto Algre, vivendo momentos de apogeu e decadência durante toda sua existência. O edifício é um exemplo de arquitetura neoclássica.

6. Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Edifício imponente também no Centro Histórico é um importante reduto de arte não só para Porto Alegre como para o Brasil. Vale conferir a grade de programação e visitar o acervo.

7. Orla do Guaíba

Para finalizar o roteiro de um dia por Porto Algre, após conhecer de parques a monumentos históricos e culturais, vale fechar a tarde não muito longe dali na Orla do Guaíba, para curtir o famoso pôr do sol de tirar o fôlego! Por ali também há cafés e lanchonetes para uma recarregada nas forças.

8. Churrasco folclórico

Mas peraí! Não dá para deixar Porto Alegre sem experimentar um típico churrasco gaúcho, não é mesmo?

Por isso a gente recomenda alguma churrascaria turística com apresentação folclórica, como a Galpão Crioulo para fechar o dia de passeio com uma gastronomia recheada de cultura!

Vem com a gente conhecer Porto Alegre!