Voltar para a listagem de postagens

Um tour completo pela Basílica da Natividade, em Belém

Com a aproximação do Natal, que tal conhecer um pouco mais sobre a Igreja que demarca o local onde Jesus nasceu, de acordo com a tradição cristã?

A Basílica da Natividade, em Belém, é atualmente a igreja mais antiga do mundo ainda em atividade. Sua construção teria sido iniciada em 339 d.C e finalizada em 565 d.C. Essa primeira construção foi ordenada por Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino, por cima de um templo pagão da época do imperador Adriano.

A Igreja é sagrada para cristãos e muçulmanos, já que esses últimos reconhecem Jesus como o segundo maior profeta islâmico.

E atualmente, a Igreja pertence a três denominações cristãs: Ortodoxa Oriental, Armênia e Católica.

Confira abaixo o que ver na Basílica da Natividade

Porta da Humildade

O passeio, ou peregrinação, começa pela Porta da Humildade, a única entrada por onde passa apenas uma pessoa.

A entrada tem apenas 125 cm de altura e teria sido feita assim pelos cruzados, para que ninguém pudesse entrar montado a cavalo.

Hoje, no entanto, a entrada possui um significado todo simbólico, aquele de que é preciso se curvar para entrar neste local sagrado.

Mosaicos da primeira igreja

Por debaixo do piso atual, por entre janelas de madeira no chão, é possível observar os mosaicos que decoravam a primeira igreja. Eles contêm desenhos geométricos, pássaros, flores e plantas, que formam uma espécie de tapete.

A gruta da natividade

Embaixo da Igreja, no ponto principal da Basílica, está a gruta da natividade. Logo na entrada, os peregrinos podem ver um quadro de Maria, sorrindo, com Jesus no colo.

E um pouco mais para dentro, uma estrela de prata no chão marca o local exato onde Jesus teria nascido. Há uma inscrição em latim que diz: “Aqui, da Virgem Maria, nasceu Jesus Cristo 1717”.

Acima da estrela, estão 15 lâmpadas: seis pertencentes aos gregos, cinco dos armênios e quatro dos católicos.

Gruta da Natividade

Capela da Manjedoura

Bem ao lado da gruta, está a Capela da Manjedoura, esta pertencente aos católicos, e marca o local onde Jesus foi colocado por seus pais.

Igreja de Santa Catarina

Após visitar esses lugares tão especiais, chega-se a uma construção mais nova, a Igreja de Santa Catarina, que dá acesso a uma outra gruta, essa a de São Jerônimo, onde ele provavelmente viveu e trabalhou e na qual foi sepultado.

Igreja de Santa Catarina

Gruta dos inocentes

Ainda antes de deixar a Basílica, há também a Gruta dos Inocentes, feita em memória às crianças de até dois anos que foram assassinadas a mando do Rei Heródes quando Jesus nasceu, na tentativa de executar Jesus.

Gruta dos Inocentes

 

Já imaginou viver a experiência de conhecer esse lugar sagrado e tão emocionante? Uma experiência pessoal com Jesus para levar para toda a vida.

Embarque com a a Unitur, a maior especialista do Brasil em turismo religioso e em roteiros para a Terra Santa!

 

10 curiosidades sobre o hotel mais luxuoso do mundo!

Ele tem nada mais nada menos do que o título informal de único hotel 7 estrelas do mundo! O Burj Al Arab, em Dubai, foi construído para simbolizar a transformação urbana da cidade e ao mesmo tempo imitar a vela de um tradicional barco árabe. Sua construção imponente possui 321 metros de altura e está […]

Leia mais

Jaipur: cultura e história em meio a bazares, palácios e fortes

Foi em 1876, para receber a visita do Príncipe de Walles, que a cidade de Jaipur foi toda pintada de rosa. E por isso, recebe o apelido de Pink City. Mas se engana quem pensa que a cidade chama a atenção apenas pela sua coloração. Na verdade, o destino reserva pontos turísticos lindíssimos com templos, […]

Leia mais

Covadonga: onde nasceu a Espanha

Você sabe quando a Espanha teve seu início enquanto nação? De acordo com a tradição, isso aconteceu em Covadonga, uma vila no noroeste da Espanha, perto da montanha dos Picos da Europa. Entre 718 e 725 d.C foi ali que os cristãos venceram uma batalha contra os mouros. Foi a primeira vitória do cristianismo naquela […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!