No Dia dos Avós, conheça a história e a igreja dedicada a Santa Ana e São Joaquim
Você sabe que dia é hoje? Neste 26 de julho, o calendário comum celebra o Dia dos Avós e a Igreja Católica homenageia dois personagens importantes da tradição cristã: Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus Cristo. Embora não apareçam nos relatos bíblicos, suas histórias chegaram até nós por meio de antigos escritos cristãos e da fé transmitida ao longo dos séculos.
Segundo os relatos históricos, Joaquim e Ana viviam em Jerusalém e enfrentaram uma grande dor, por 20 anos: não poder ter filhos. Porém, a história do casal mudou de direção após Joaquim sofrer uma rejeição ao tentar oferecer um sacrifício no Templo, afinal, era permitida a oferenda apenas aos homens com filhos.
Desolado, Joaquim foi até o deserto, onde jejuou e rezou por quarenta dias. Ana também se uniu em oração, pedindo a Deus o dom da maternidade.
Foi, então, que ambos receberam, separadamente, a visita de um anjo anunciando que seriam pais. A filha tão esperada foi Maria. Quando a menina completou três anos, o casal a consagrou ao serviço de Deus, como haviam prometido.
A Igreja dedicada aos avós de Jesus, em Roma
Uma das homenagens mais simbólicas a esse casal está em Roma: a Igreja dos Santos Joaquim e Ana em Monti. Localizada no tradicional bairro Monti, ela começou a ser construída em 1589 e foi finalizada apenas no século XVIII com sua bela fachada barroca. De planta em cruz grega, está ligada a um antigo convento e guarda histórias curiosas, como a descoberta, em suas dependências, de um verdadeiro tesouro de arte sacra do século XVIII, associado a uma família cristã romana.
Hoje, a igreja também acolhe celebrações da Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo (com a permissão do Papa João Paulo II), promovendo o encontro entre diferentes tradições cristãs em um mesmo espaço de fé e devoção.
Neste dia especial, rezamos por todos os avós, fontes de sabedoria, ternura e fé:
“São Joaquim e Sant’Ana, exemplos de perseverança e confiança em Deus, intercedam por todos os avós. Que eles sejam sempre sinal de amor e esperança em nossas famílias. Amém.”