Paraty: onde história e natureza se encontram

Cidade é ponto turístico ideal para quem procura belas paisagens, boas músicas e centros históricos.

Praticamente no meio das capitais paulista e carioca, se encontra a encantadora Paraty (RJ). Com cerca de 40 mil habitantes, a bela cidade é um pacote completo para quem deseja belezas naturais, passeios em centros históricos, culinária tradicional e sentar no final do dia para ouvir uma boa bossa nova, MPB ou até Rock. 

Pela sua diversidade, é um point ideal para qualquer época do ano, mas é comumente mais procurada entre  julho e agosto, durante a  Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e o Festival da Pinga. E atenção: se estiver planejando viajar nesta época, antecipe a reserva no hotel e sua passagem de ônibus para não correr risco de já estarem esgotadas. Mas, certamente, se quiser aproveitar uma viagem tranquila com belas paisagens, uma viagem de carro é uma ótima pedida. 

Separamos para você os principais atrativos que a encantadora Paraty tem a oferecer.

1. Museu de arte sacra

Igreja Paraty

Para os amantes de belas igrejas, O Museu de Arte Sacra de Paraty está instalado em uma parte da Igreja de Santa Rita e apresenta centenas de mobílias, jóias, cálices e coroas do século 18 e 20. Além de sua coleção, sua arquitetura com estilo jesuítico é um local perfeito para uma boa foto. 

2.Forte Defensor Perpétuo

Ideal para quem gosta de história, o forte foi erguido para proteger o porto da cidade durante o escoamento do ouro e hoje funciona como um museu. O Defensor Perpétuo foi o único que restou da época, de um total de seis, e oferece uma bela vista da baía, além de expor canhões britânicos e caldeirões usados para a antiga confecção do açúcar.

3. Belas cachoeiras, lagoas e piscinas naturais 

Praias de Paraty

Sua natureza viva e colorida torna a cidade um verdadeiro paraíso. A Cachoeira do Iriri é uma dica para quem procura um passeio tranquilo. Ela está inserida em uma área de preservação ambiental e abriga uma aldeia indígena Pataxó. Você também pode visitar a Cachoeira da Pedra Branca ou a praia de Cachadaço, ambas com piscinas naturais.  

Se procura um local mais exclusivo, a Lagoa Azul é para você. Azul como no filme, contrasta com o verde da mata em seu entorno. Parece um sonho! Mas fica a dica: seu acesso é somente pelo oceano, portanto você precisará alugar um barco  ou fazer um divertido passeio de escuna.  

4.Visite a Flip

Encontro para os amantes da arte e da cultura, desde 2003 Paraty sedia a famosa Flip, que atrai pessoas de todos os cantos. Durante sua realização, a Festa se conecta intimamente com a cidade e ocupa seus espaços públicos com cultura, debates de ideias e torna-se um ponto de encontro da diversidade. Uma informação interessante é que cada edição é realizada para prestar homenagem a um autor brasileiro diferente. Assim, a equipe de preparação reúne um excelente e diversificado grupo de escritores, de diferentes origens e perspectivas, para se encontrar com o público em Paraty. 

5. Centros históricos 

Centro histórico Paraty

O principal cartão-postal da cidade é o antigo casario, localizado no centro histórico de Paraty. Vale muito a pena caminhar à pé pela cidade para apreciar sua arquitetura, tombada como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, com suas cores vivas e energizantes! E, claro, como praticamente todos os lugares de Paraty, certamente vai ter a oportunidade de tirar fotos lindas! Prepare o celular! 

Tem turismo para todos os gostos, não é mesmo? Embarque com a Unitur e conheça o melhor de Paraty!