Voltar para a listagem de postagens

Santa Clara de Assis: a santidade que iluminou o mundo

De origem italiana, da cidade de Assis, Santa Clara nasceu no ano de 1193, de uma família muito nobre. Sua mãe, muito religiosa, escolheu o nome Clara após uma “inspiração” divina de que aquela menina iluminaria o mundo com a sua santidade. A história confirmou sua inspiração! 

Desde pequena, Clara chamava a atenção por seu desprendimento, por uma vida caridosa e sempre preocupada com os mais necessitados. Por isso, não demorou muito para que a jovem fosse completamente atraída pelo estilo de vida de seu conterrâneo contemporâneo, São Francisco de Assis

No Domingo de Ramos de 1212, com apenas 18 anos, a jovem Clara deixou o conforto do seu lar, uma famílias abastada e a promessa de um casamento com um jovem rico e se dirigiu à uma igrejinha, conhecida como Porciúncula, onde vivia São Francisco.

Francisco cortou seus cabelos e foi a partir desse momento que a jovem ficou conhecida como Clara de Assis, casta, obediente e pobre, com uma vida totalmente dedicada à caridade e à ordem das Clarissas.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara de Assis. Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – OFM

Seu primeiro milagre foi ainda em vida, quando multiplicou as poucas esmolas trazidas por uma irmã para os pobres em um fardo pesado e alegrou a companheira que estava desiludida e com pouca fé.

Outro fato marcante da vida de Clara de Assis foi quando, bravamente, enfrentou o chefe dos sarracenos quando estes invadiram Assis apenas com um ostensório na mão. Clara proclamou que Jesus era mais forte do que eles e os invasores fugiram de medo. Por isso, hoje em dia, Santa Clara é representada com um ostensório nas mãos, como você deve se lembrar. 

Basílica de Santa Clara em Assis. Fonte: Canva.

Basílica de Santa Clara em Assis. Fonte: Canva.

E você deve se perguntar: se Santa Clara viveu na Idade Média, como é considerada a Patrona da Televisão?

O título também veio de um episódio milagroso na vida de Santa Clara, quando já acamada e muito doente, apenas um ano antes de sua morte, “assistiu” a uma celebração eucarística sem sair de seu leito.

Santa Clara faleceu em 11 de agosto de 1253, e foi canonizada apenas dois anos depois, em 1255. Seu corpo está exposto em sua basílica em Assis.

Já imaginou poder reviver os passos de Santa Clara em Assis e renovar sua fé diante dela? Embarque com a Unitur para viver esse momento inesquecível.

5 dicas para preservar sua saúde durante a viagem

Viajar para lazer  ou peregrinação é sempre motivo de celebração. Estar com quem se ama em lugares incríveis é uma das fórmulas da felicidade. Isso porque colecionar momentos alegres nos revigora e ajuda, até mesmo, na nossa saúde. Você sabia?  Fazer uma viagem pode melhorar a qualidade do sono, aumentar a absorção de vitaminas, diminuir […]

Leia mais

Apóstolo dos migrantes: conheça a história do beato João Batista Scalabrini

No coração dos fiéis, João Batista Scalabrini já era considerado o padroeiro dos migrantes. Mas, aos olhos da Igreja Católica, sua canonização acontecerá no próximo dia 9 de outubro, acompanhado do júbilo da comunidade internacional. A data foi anunciada hoje (27 de agosto) pelo Papa Francisco durante o Consistório Público. A história de Scalabrini Foi […]

Leia mais

7 passos para planejar sua viagem à Terra Santa

Uma viagem cheia de boas experiências requer um planejamento bem feito. Por isso, antes de realizar aquele sonho de conhecer a Terra Santa com suas riquezas culturais e espirituais, confira algumas dicas para se planejar bem. Esse checklist vale também para outros destinos de viagem. É só adaptar! 1. Calcule o seu orçamento disponível para […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!