Voltar para a listagem de postagens

Jardins do Palácio de Versalhes: a arte da simetria! Entenda por quê.     

O rei Luís XIV era apaixonado por belos jardins e acreditava que naquela época, em pleno século XVII, os jardins eram a mais pura expressão de poder e beleza da França. Era uma forma de impressionar os visitantes do Palácio com suas fontes, estátuas e formas geométricas.

Para construir essa extensão do Palácio de Luís XIV, o próprio rei escolheu o jardineiro André Le Nôtre, que começou seus ofícios em 1662 e ali permaneceu até a sua morte em 1700. Nesse tempo, o Palácio foi a casa também de Luís XV e Luís XVI, até que a residência oficial se mudou para Paris.

Ainda hoje, os jardins do Palácio de Versalhes mantém toda a sua beleza. A área se divide em duas partes, cada uma com cerda de 12 sub-jardins, com labirintos, bosques, lagos, esculturas, laranjais e cerca de 1400 fontes!

Durante os verões, período de mais visitação de turistas, as fontes são ligadas e pode-se inclusive ouvir música clássica enquanto se faz um passeio pelos jardins.

Já dissemos que para os reis daquela época, os jardins representavam poder e beleza. Mas qual é o verdadeiro significado de um jardim francês nos dias de hoje? Quais são suas características principais?

Os jardins franceses são uma arte de simetria. São lugares onde a ordem vence a desordem e a arquitetura domina a natureza selvagem. É uma verdadeira aula de ciências, já que tudo tem a ver com geometria, ótica e perspectivas.

No eixo central dos jardins de Versailles, por exemplo, existe o Grand Canal, com 1,7 km de comprimento e que foi construído para refletir o sol poente.

Nos jardins de Luís XIV, as plantas eram mantidas em vasos, para que pudessem ser trocadas com frequência, a fim de manter formas diferentes e sempre frescas o ano inteiro.

Hoje, esse santuário é Patrimônio Cultural da Unesco e são jardins públicos, sendo um dos lugares mais visitados da França.

Embarque com a Unitur para conhecer e se encantar com essa maravilha!

 

 

Qual desses destinos combina com a sua mãe?

É verdade que estamos em plena época de quarentena e distanciamento social, mas isso vai passar. O texto abaixo foi pensado pela Unitur especialmente para o Dia das Mães. São dicas preciosas para escolher o roteiro de viagem ideal para dar de presente para a amada mamãe! Uma pergunta importante deve ser feita antes da […]

Leia mais

Basílicas papais em Roma que valem a pena a visita

Se você procura um roteiro turístico religioso pela Europa, com certeza já pensou em visitar Roma. Com mais de 900 igrejas, a capital italiana abriga 4 igrejas chamadas Basílicas Papais: de São Pedro, Santa Maria Maior, São Paulo Extramuros e São João de Latrão. Seja para viver uma experiência de fé, seja para apreciar a […]

Leia mais

10 motivos para conhecer a desconhecida (e maravilhosa!) Zagreb

Ela não figura entre as capitais mais populares da Europa, mas Zagreb com certeza irá te surpreender. Uma cidade recortada por monumentos medievais, com uma mistura de charme urbano, cafés e delícias gastronômicas, além de uma natureza peculiar. Zagreb é uma cidade que dá para conhecer a pé, de preferência em seus dias ensolarados de […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!