Monte Sinai, uma região sagrada

A península egípcia de Sinai é dona de uma região considerada sagrada pelas três grandes religiões do mundo, o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo, e nela está o internacionalmente conhecido Monte Sinai.

Um pico de granito com mais de 2.000 metros de altitude é de impressionar. Do seu topo, a visão é deslumbrante principalmente ao pôr do sol, quando o céu ganha um colorido de tons alaranjados e avermelhados que aparentam ter saído de um quadro em aquarela.

Vista do céu colorido do Monte Sina.

Fonte: Canva.

Segundo a tradição cristã e judaica, ali no alto do Monte Sinai, Moisés teria recebido as Tábuas da Lei. Por isso,  ao seu redor foram erguidos ambientes de cultos religiosos que hoje possuem uma riqueza cultural e sagrada inestimável, como é o caso da Capela da Santíssima Trindade, do Retiro de Elias e do Mosteiro Santa Catarina. 

Vamos conhecer as atrações turísticas do Monte Sinai.

Capela da Santíssima Trindade

A capela foi construída no pico do monte em 1934, sob as ruínas de uma igreja do século XVI, onde acredita-se que esteve o arbusto da sarça ardente descrita pela história bíblica. 

Capela da Santíssima Trindade.

Fonte: Canva.

Sua estrutura é simples, pequena, feita em tons terrosos com pinturas em seu interior, com apenas uma porta e duas janelinhas na frente. Poucas pessoas cabem lá dentro se comparada à capacidade do Mosteiro Santa Catarina, porém ambas transmitem um ar sagrado inexplicável. 

E como chegar lá em cima? Não se preocupe, calce seu tênis confortável e suba a escadaria até o topo. 

Retiro de Elias

Descendo as escadas você encontra um ambiente onde a história bíblica conta que Aarão e os 70 sábios aguardaram por Moisés para que apresentasse as Tábuas da Lei. E bem ao lado está a caverna conhecida como Retiro de Elias, onde Deus teria falado com Elias após os 40 dias de caminhada. 

Vista do Monte Sinai.

Fonte: Canva.

Mosteiro Santa Catarina

No sopé do Monte Sinai, em um vale, está o belo Mosteiro Santa Catarina, fundado no século VI e sagrado para as três grandes religiões. Seguro por muros enormes construídos entre os anos 527 e 565 por ordem do imperador Justiniano, até o século XX apenas era possível adentrar ao mosteiro por uma porta que ficava no cume da montanha. Dá para imaginar precisar subir para descer?

Mosteiro Santa Catarina.

Fonte: Canva.

No seu interior está a Capela Santa Catarina, uma pequena mesquita que abriga uma das maiores bibliotecas religiosas do mundo com antigos escritos e um museu com imagens valiosas como a de São Jorge e da Virgem Maria. 

Além dos pontos religiosos, é possível andar pelo monte, conhecer seus segredos e belezas naturais dignas de serem apreciadas. Como é o caso do Oásis de Ein Khudra com suas grandes palmeiras, fontes de água e famílias de beduínos que recepcionam pessoas que desejam passar a noite por ali. 

Como chegar ao Monte Sinai

A forma mais rápida é por meio da cidade de Cairo. De lá você pega um ônibus e já está no sopé da montanha. 

Porém, é possível pegar um avião e pousar nas cidades de Taba ou Sharm el Sheikh, ou chegar pelo Porto de Nuweiba, turistar nas cidades, e de lá alugar um carro ou outra condução até o monte. 

Vista do Monte Sinai.

Fonte: Canva.

Conheça de perto as riquezas do Monte Sinai com a Unitur em nossos roteiros para a Terra Santa! Veja as próximas datas e programe sua próxima viagem.