Patrimônio Cultural do Brasil: 7 destinos culturais para você visitar

Dia 17 de agosto é o Dia do Patrimônio Cultural, quando homenageamos o aniversariante belorizontino Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898 – 1969), advogado, escritor, jornalista e grande responsável pela criação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), em 1937, atualmente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

E não poderíamos deixar essa data passar em branco sem sugerir destinos fantásticos para você conhecer os diferentes lugares que tornam o Brasil um país tão rico culturalmente. Preparado(a) para essa viagem? 

Pegue o lápis e a caneta e comece a planejar sua próxima viagem nacional! 

Centro Histórico de Ouro Preto (MG)

Ouro Preto. Crédito: Pedro Vilela MTur.

Ouro Preto. Crédito: Pedro Vilela MTur.

Vamos começar pela primeira cidade a receber o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco no país, em 1980. 

Por ter sido palco da Inconfidência Mineira, antiga capital do Estado de Minas Gerais e de fundamental importância para a exploração do ouro, Ouro Preto tem um charme inquestionável, com ruas de pedras, casarios e igrejas, que abrigam obras de renomados artistas mineiros, como Aleijadinho.

Com a Unitur, você visita a cidade com o roteiro Cidades Históricas de Minas Gerais, clique aqui para conferir a próxima data

Centro Histórico de Diamantina (MG)

Diamantina. Crédito: Eduardo Tropia/Iphan

Diamantina. Crédito: Eduardo Tropia/Iphan

O Centro Histórico de Diamantina foi tombado pelo Iphan em 1938 e reconhecido como Patrimônio Mundial em 1999.

Seu nome denuncia que a cidade foi palco da exploração de minérios e, principalmente, de diamantes. A arquitetura de origem portuguesa, as ruas de pedras e as ladeiras fazem de Diamantina única. 

Ruínas de São Miguel das Missões (RS)

São Miguel das Missões. Fonte: Canva.

São Miguel das Missões. Fonte: Canva.

As Ruínas de São Miguel das Missões são consideradas um dos conjuntos históricos mais importantes do Brasil e foram reconhecidas pela Unesco em 1983. Por lá, encontramos além das ruínas de São Miguel Arcanjo, um espetáculos de luz sob as ruínas e de pousadas que incrementam sua experiência cultural. 

Em 2024, visite as Ruínas de São Miguel das Missões com o roteiro “Ametista do Sul, Salto do Yucumã, Missões e Termas Romanas”, clique para saber mais.

Parque Nacional Serra das Capivaras (PI)

Parque Nacional Serra das Capivaras. Fonte: Canva.

Parque Nacional Serra das Capivaras. Fonte: Canva.

Talvez você conheça o Parque por sua riqueza natural, constituída de quase 40% da caatinga protegida no país. A questão é que o Parque Nacional Serra das Capivaras não para de surpreender os turistas. 

Em 1993 ele foi tombado pelo Iphan e, apenas na área tombada, foram identificados 400 sítios arqueológicos que contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. Estes vestígios arqueológicos remontam à presença do homem na América do Sul. 

Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)

Rio de Janeiro. Fonte: Canva.

Rio de Janeiro. Fonte: Canva.

A Cidade Maravilhosa recebeu esse título inédito pela Unesco em 2012, quando passou a ser a primeira área urbana do mundo a ser reconhecida pelo valor universal da sua paisagem, já que representa a harmonia entre a paisagem natural e a intervenção humana

Ela reúne o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o cume do Corcovado – onde está localizado o Cristo Redentor -, os morros que cercam a Baía de Guanabara e as amplas paisagens da Baía de Copacabana.

Conheça os principais pontos turísticos da capital carioca no roteiro “Rio Imperial e Conservatória – Petrópolis – Paraty”. Confira o próximo grupo!

Centro Histórico de Goiás (GO)

Centro Histórico de Goiás. Créditos: Nabil_Bonduk/Iphan.

Centro Histórico de Goiás. Créditos: Nabil Bonduk/Iphan.

O centro cultural do Estado goiano foi tombado em 1978 pelo Iphan e reconhecido como Patrimônio Mundial em 2001. 

Testemunha da ocupação e da colonização do Brasil Central nos séculos XVIII e XIX, o centro mantém o caráter primitivo de sua trama urbana, dos espaços públicos e privados, da escala, volumetria das edificações urbanas.

Pela riqueza histórica, o centro é composto por diferentes edifícios históricos, como as igrejas do Rosário, de Santa Bárbara, de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora da Abadia.  No lado esquerdo do Rio Vermelho, estão os edifícios oficiais mais representativos, como a Igreja Matriz de Santana, o Palácio do Governo (Conde dos Arcos), o Quartel do Vinte, a Casa de Fundição, a Casa de Câmara e Cadeia e o Chafariz de Cauda.

Centro Histórico de Olinda (PE)

Centro Histórico de Olinda. Fonte: Canva.

Centro Histórico de Olinda. Fonte: Canva.

Vizinha de Recife, Olinda respira história e beleza. Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1982, e é composta por cerca de 1.500 imóveis, entre edifícios coloniais do século 16 e fachadas de azulejos dos séculos 18 e 19, além de obras neoclássicas e ecléticas do início do século 20.

Lá, você visita o Convento de São Francisco, o Alto da Sé, a Catedral da Sé, o Mirante da Caixa D’água, a famosa Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, além do Mosteiro de São Bento, e  muito mais!

Faça uma viagem cultural pelo Brasil com a Unitur! Nós organizamos passagem, hospedagem, translado dentro da cidade, alimentação, e muito mais. Entre em contato.

Fonte: Iphan e Governo Federal.