Romaria de Caravaggio: conheça a tradição Farroupilha

Uma das romarias mais tradicionais do Brasil acontece em Farroupilha (RS), no final do mês de maio, quando celebra-se a história de Nossa Senhora de Caravaggio. Todos os anos, ela atrai mais de 100 mil peregrinos que percorrem o caminho até o Santuário de Nª Sra. de Caravaggio. Conheça a origem da devoção e a história da Romaria de Caravaggio. 

Origem de Nª Sra. do Caravaggio

A tradição Católica narra que em 1423, numa época conturbada por divisões políticas e religiosas, a mãe de Jesus, Maria, apareceu para uma camponesa de 32 anos, que era maltratada pelo esposo que havia retornado da guerra. 

Era no final da tarde de 26 de maio, no município de Caravaggio, entre Milão e Veneza, na Itália. Enquanto rezava e colhia pasto, Joaneta Varoli avistou vindo do céu uma rainha de aparência bondosa que apresentava-se como Nossa Senhora e trazia uma mensagem: Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça e venho anunciar a Paz”.

Ela pedia para o povo retomar os jejuns às sextas-feiras e pedia que os fiéis fossem à igreja aos sábado para agradecer os castigos afastados. No lugar onde apareceu, Maria pediu que erguesse uma capela. 

“Ao lado de onde estavam seus pés, brotou uma fonte de água, existente até os dias de hoje, onde muitos doentes recuperam a saúde. Joaneta, como verdadeira missionária, levou ao povo e aos governantes a mensagem de Maria. Em suas visitas, levava ânforas com água da fonte sagrada, que resultava em curas extraordinárias, prova da veracidade da aparição. A paz foi restabelecida na pátria e na Igreja.” (Santuário de Nª Sra. Caravaggio, Farroupilha – RS)

Imigrantes no Brasil

Como grande parte dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil em meados de 1875 eram cristãos e sentiam falta de um ambiente de fé quando chegavam nas terras do sul, uma pequena dupla de moradores decidiu erguer um capitel de 12 metros quadrados, pequeno, modesto, mas que ajudaria a comunidade que residia na então Linha Palmeiro, que pertencia à colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves/RS).

No início, a construção foi feita em segredo e utilizando apenas 1 pinheiro para a estrutura. Mas ao passo em que a notícia se espalhou, foram recebendo doações em dinheiro e até mão de obra amiga, tornando assim o que seria um oratório em uma capela, inaugurada em 1879.

Antes da construção, os padres que passavam pela região realizavam a Santa Missa dentro das casas de família e com a finalização da capela a comunidade pôde aproveitar de um ambiente erguido para o exercício da fé. 

Mas, onde chega Nossa Senhora de Caravaggio nesta história?

Homenagem à Caravaggio em Farroupilha

Após a construção da capela, a pergunta que ficou foi: a quem ela será homenageada? Certamente é possível imaginar que cada morador gostaria de colocar o nome de seu Santo ou de sua Santa de devoção. 

O nome que se sobressaiu foi o de Santo Antônio, no entanto outra comunidade já havia o homenageado. Também Nossa Senhora de Loreto foi citada, entretanto ninguém tinha consigo uma imagem da Santa. 

Até que receberam como empréstimo uma pintura de Nossa Senhora do Caravaggio vinda direto da Itália. Dali em diante, o pequeno quadro ganhou um altar na capela e começou a receber os peregrinos das romarias, unindo a comunidade eclesial e dando início à tradição das grandes romarias. 

Matriz antiga

A velha capela tornou-se uma obra arquitetônica das mais antigas construídas pelos imigrantes italianos e foi utilizada pela comunidade até 1960, quando o Santuário de Nª Sra. do Caravaggio foi erguido, deixando a capela intacta, com apenas alguns reparos. Um ano antes, a Santa Sé declarou a Santa como padroeira da diocese de Caxias do Sul.

Santuário de Caravaggio

Construído na década de 1960 na cidade gaúcha de Farroupilha (RS), o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio substituiu a antiga capela e hoje recebe anualmente no mês de maio a romaria dos devotos. 

Santuário de Caravaggio. Fonte Governo Municipal Farroupilha

Fonte: Governo Municipal Farroupilha

Dentro do Santuário está o Memorial dos Devotos, um conjunto de obras, objetos e filmagens de devotos que passaram por ali durante todos esses anos que expressam suas graças alcançadas. Para o Santuário, os ex-devotos simbolizam a esperança e a fé em Maria. 

“A maioria dos agradecimentos são relativos a graças alcançadas pela saúde, embora também existam situações de libertação de vícios, questões financeiras, provações e conquistas dos devotos. Os que mais se destacam são as fotos com dedicatórias singelas e pessoais à Mãe de Caravaggio.” (Santuário de Nª Sra. Caravaggio, Farroupilha – RS)

Romaria de Caravaggio

Em 2023, a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio está em sua 144ª edição e acontecerá entre os dias 26 e 28 de maio, com o tema “Fonte de nossa alegria, rogai por nós”. Antes do evento, a comunidade realizou a pré-romaria entre 15 de abril a 21 de maio que contou com celebrações, missas e bênçãos.

“O Reitor, padre Ricardo Fontana fez seu convite a participação na 144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio: ‘Querido devoto de Nossa Senhora de Caravaggio, você é sempre muito bem vindo à casa da Mãe de Caravaggio. Faça um caminho sereno, faça sua oração, participe da celebração eucarística, do sacramento da reconciliação e volte pra casa com o carinho da Mãe’. (Santuário de Nª Sra. Caravaggio, Farroupilha – RS)

Quer viver a experiência da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de perto? Entre em contato e junte um grupo de devotos para peregrinar até o Santuário com a Unitur, especialista em Turismo Religioso no nacional e internacional. 

Que viu também gostou

Esposa, mãe, viúva, consagrada e Santa! Conheça a história de Santa Rita de Cássia.