Rota do Blues, nos Estados Unidos: tudo o que você precisa saber

A Rota do Blues é para quem ama viajar, admirar paisagens e ouvir música boa! Ela fica nos Estados Unidos e se tornou conhecida por unir jazz, country e até mesmo rock ao estilo musical nascido na África, mas que se tornou popular entre os norte-americanos no início do século XX, após a Guerra Civil.

Quem faz a Rota do Blues admirando o conjunto de montanhas conhecidas como The Great Smoky Mountains, passa pelos estados de Mississippi e Luisiana, saindo de Atlanta, na Geórgia ou de Memphis, no Tennessee.

As principais cidades visitadas ao longo do percurso são: Tunica, Indianola e Tupelo, no Mississippi e Nova Orleans, em Luisiana, onde está a rodovia conhecida como Blues Trail. Além de Nashville e Memphis, também no Tennessee, ambas separadas pela famosa Music Highway, há uma estrada com placas sinalizando locais de nascimento de estrelas da música, como Elvis, B.B. King e Tina Turner.

Independentemente do ponto de partida e dos locais escolhidos para visitar, o melhor a ser feito por quem faz a Rota do Blues é desembarcar em Atlanta e de lá garantir um carro, o principal companheiro de todo o passeio.

 Você pode deixar o seu carro reservado com antecedência. Consulte a Unitur para descobrir qual modelo é o mais indicado para você e seus acompanhantes, de acordo com a quantidade de bagagens e pessoas.

Separamos por estados as atrações mais incríveis da Rota do Blues!

No Tennessee

Em Nashville, está a Grand Ole Opry, casa de música country, de onde se transmite o programa de rádio mais antigo do mundo; o Bluebird Café; o Country Music Hall of Fame and Museum. Em Memphis, o Rock And Soul Museum; o Blues Hall Of Fame; o Sun Studio, auto intitulado berço do rock and roll, responsável por lançar, entre outros artistas, Presley e Johnny Cash e a Stax Records, com seu museu de música soul. Além da mansão Graceland, que pertenceu justamente à Elvis e é considerada a segunda casa mais visitada de todo o mundo. Em Lynchburg, ainda no Tennessee, a imperdível fábrica do uísque Jack Daniel’s, fundada em 1876.

rota do blues graceland

Graceland, a casa do Elvis, no Tenesse. Foto: Wikimedia

No Mississipi

Em Tunica, principal cidade da Rota do Blues nesse estado, fica o Gateway to the Blues Visitors, uma espécie de portal de entrada para o universo do estilo musical, que abriga também o Museu do Blues. Ainda em Mississippi, fãs de B.B. King não deixam de visitar o museu feito somente em homenagem ao astro, localizado em sua cidade natal, Indianola. No estado também fica a cidade de Tupelo, onde nasceu Elvis Presley e Clarksdale, destino de quem se interessa por conhecer o Delta Blues Museum.

rota do blues

Museu do BB King. Foto: Wikimedia

Em Luisiana

A cidade de Nova Orleans é parada obrigatória. Por lá, dá para abrir mão do carro, já que muita coisa pode ser feita com o transporte dos bondinhos. As atrações turísticas incluem a rua cheia de lojas, Magazine Street; os bairros Garden District e French Quarter; a Bourbon Street e o Café du Monde.

Quer conhecer mais?

Se o seu interesse está na música e nos estúdios de gravação das décadas passadas, mas ainda em funcionamento, outra indicação é visitar o Muscle Shoals Sound Studio, em Sheffield, Alabama. Passaram por ele: Aretha Franklin, Etta James, Mick Jagger, Keith Richards, Bono e Alicia Keys.

Faça o seu roteiro de viagens com a Unitur de acordo com as cidades e as atrações que deseja visitar na Rota do Blues. Entre em contato e procure por um de nossos especialistas.

Esse conteúdo é dedicado especialmente à comemoração ao Dia do Músico, celebrado em 22 de novembro.