Turismo de Raízes: sua origem italiana como destino turístico

Podemos dizer sem ressalvas que quase toda família brasileira tem um “pézinho” na Itália. E não é pra menos. Estima-se que nosso país recebeu cerca de 32 milhões de italianos desde o início do século XIX , e outros milhões de imigrantes foram para a Argentina e outros países da América Latina.  

Tendo isso em vista, a Itália está empenhada em promover o Turismo de Raízes com força total em 2024. 

Mas o que é o Turismo de Raízes 

O turismo de raízes, também conhecido como turismo cultural ou turismo de herança, é uma forma de viagem que se concentra na busca e exploração das origens culturais, históricas e tradicionais de um determinado lugar. Envolve a imersão nas tradições, costumes, gastronomia, arquitetura, história e modo de vida de uma comunidade ou região específica. 

Esse tipo de turismo tem como objetivo principal proporcionar aos viajantes uma experiência autêntica e significativa, conectando-os com as raízes e identidade cultural de um lugar. Isso pode incluir visitas a locais históricos, participação em festivais tradicionais, interação com moradores locais, workshops de artesanato, culinária típica, entre outras atividades que permitam aos viajantes mergulhar na cultura local.

No caso da Itália, principal destino dos brasileiros quando o assunto é Turismo de Raízes, o foco está em promover pequenas cidades com até 50 mil habitantes de regiões como Vêneto, Trentino-Alto Adige e Lombardia. Foram dessas regiões que saíram grande parte dos imigrantes e o crescimento do turismo pode ter impactos positivos na economia local. 

A perspectiva é de um investimento de 20 milhões de euros para incentivar o Turismo de Raízes que deve incluir a digitalização de documentos dos arquivos das cidades para que os turistas tenham acesso à história da família, roteiros especiais para desbravar as origens, formação de operadores de turismo, novos museus sobre a imigração e até mesmo um “passaporte de raízes”. 

Unitur marca presença na Roots-In 

Diego Miranda no Roots-in 2023.

Este projeto foi apresentado recentemente no Fórum Internacional do Turismo de Origem, que aconteceu em Matera, entre os dias 18 e 19 de novembro. Diego Miranda representou a Unitur e destacou a importância das reuniões com os vários fornecedores como operadores locais e promotores das várias regiões da Itália. 

Voltamos de lá bastante animados em promover e incentivar nossos clientes a descobrir suas origens e ainda aproveitar toda a riqueza histórica e cultural da Itália. Acreditamos que (re)descobrir a própria identidade é um caminho de autoconhecimento. 

Tem interesse em um roteiro para mergulhar nas suas raízes, seja com a família, seja com amigos? A Unitur está pronta para oferecer esta experiência a você! 

Envie uma mensagem pelo Whatsapp e vamos montar o seu roteiro!