Voltar para a listagem de postagens

Jaipur: cultura e história em meio a bazares, palácios e fortes

Foi em 1876, para receber a visita do Príncipe de Walles, que a cidade de Jaipur foi toda pintada de rosa. E por isso, recebe o apelido de Pink City. Mas se engana quem pensa que a cidade chama a atenção apenas pela sua coloração. Na verdade, o destino reserva pontos turísticos lindíssimos com templos, bazares, fortes, palácios e muito mais.

Jaipur é parte do Triângulo Dourado, ou seja, é uma das três cidades do percurso turístico mais conhecido na Índia: Nova Déli, Agra e Jaipur.

É uma cidade agitada, intensa e caótica. Motoristas barulhentos, mercados de rua, auto-rickshaws e bicicletas-táxi. Mas de muitas descobertas surpreendentes e saborosas, como a culinária local bem servida das barraquinhas de rua aos restaurantes dos hotéis. Uma bebida curiosa e deliciosa é o lassi, feita de iogurte geladinha que os indianos tomam pela manhã. A bebida vem em um copo de barro que se pode levar para casa.

Ao visitar Jaipur, também vale a pena se perder por seus bazares: Johari, Tripolia, Bapu e Cahndpol. Em algumas áreas só se veem utensílios de cozinha, em outras apenas tecidos e acessórios, e por aí vai.

jaipur

Além de toda essa cultura, Jaipur também reserva pontos turísticos históricos lindíssimos. Confira!

Forte Amber

jaipurA construção data de 1572 e fica em frente ao lago Maota. O seu nome é em homenagem a deusa Amba, do clia Meena. Sua incrível arquitetura mistura elementos hindus e muçulmanos. De tão lindo, o forte já foi cenário de diversos filmes, foi usado como residência principal dos Raiput Maharajas e figura na lista dos Patrimônios Mundiais da Unesco.

É uma parada obrigatória em Jaipur!

Jantar Mantar

jaipurVisitar Jaipur é ter a oportunidade de ver ao vivo o maior relógio de sol do mundo, também Patrimônio Mundial da Unesco. O complexo é um centro de observação astronômica em constante atualização por parte do governo para ser cada vez mais preciso.

Hawa Mahal

Outro ponto turístico histórico de Jaipur é o Hawa Mahal, ou Palácio dos Ventos, do ano de 1799. Seus cinco andares apresentam 953 janelas construídas para que as mulheres Raiput, proibidas de aparecer em lugares públicos, pudessem assistir às procissões reais e acompanhar o cotidiano da cidade.

De manhãzinha, o Palácio fica ainda mais bonito com a luz do nascer do sol em suas janelas.

Palácio da Cidade

O palácio ainda serve de residência para a família real de Jaipur, por isso, só é possível visitar parte dele. Na área aberta ao público, há um museu com vestimentas, arsenal de armas, além de uma decoração impressionante com espelhos, murais e treliças.

Forte Jaigarh

Um antigo armazém de armas que hoje abriga diversos itens da época de guerra, incluindo o maior canhão do mundo! O Forte fica a 500 metros acima do nível do mar, o que proporciona uma visão belíssima da natureza de Jaipur em um passeio muito agradável.

Jal Mahal

O Jal Mahal fica no meio de um lago e tem a curiosidade de ter quatro, dos seus cinco andares, debaixo d’água em épocas de cheia do lago. Só é possível chegar ao palácio de barco.

A beleza do lugar é estonteante, com uma arquitetura diversificada que remonta ao ano de 1799.

Embarque com a Unitur para conhecer a Índia! Uma experiência para retornar com a bagagem cheia de histórias fascinantes, cultura, espiritualidade e muita história!

 

Jardins do Palácio de Versalhes: a arte da simetria! Entenda por quê.     

O rei Luís XIV era apaixonado por belos jardins e acreditava que naquela época, em pleno século XVII, os jardins eram a mais pura expressão de poder e beleza da França. Era uma forma de impressionar os visitantes do Palácio com suas fontes, estátuas e formas geométricas. Para construir essa extensão do Palácio de Luís […]

Leia mais

Entenda por que Petra é uma cidade de tirar o fôlego!

Localizada a cerca de 3 horas e meia da capital Amã, Petra é linda a ponto de tirar o fôlego, literalmente, sendo hoje o principal cartão postal da Jordânia. Não há uma data certa para o início de sua existência, mas a cidade de Pedra teve uma época de auge econômico, no século I a.C. […]

Leia mais

Bariloche, na Argentina: encantadora o ano todo

A cidade que fica cerca de 1.500 km distante de Buenos Aires, capital da Argentina, é uma cidade sem desculpas. Por quê? Porque pode ser visitada e muito bem aproveitada em qualquer época do ano. Para quem gosta do friozinho ou nunca viu neve, a melhor sugestão, como imaginamos, é viajar no inverno, principalmente entre […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!