Voltar para a listagem de postagens

Santa Clara de Assis: a santidade que iluminou o mundo

De origem italiana, da cidade de Assis, Santa Clara nasceu no ano de 1193, de uma família muito nobre. Sua mãe, muito religiosa, escolheu o nome Clara após uma “inspiração” divina de que aquela menina iluminaria o mundo com a sua santidade. A história confirmou sua inspiração! 

Desde pequena, Clara chamava a atenção por seu desprendimento, por uma vida caridosa e sempre preocupada com os mais necessitados. Por isso, não demorou muito para que a jovem fosse completamente atraída pelo estilo de vida de seu conterrâneo contemporâneo, São Francisco de Assis

No Domingo de Ramos de 1212, com apenas 18 anos, a jovem Clara deixou o conforto do seu lar, uma famílias abastada e a promessa de um casamento com um jovem rico e se dirigiu à uma igrejinha, conhecida como Porciúncula, onde vivia São Francisco.

Francisco cortou seus cabelos e foi a partir desse momento que a jovem ficou conhecida como Clara de Assis, casta, obediente e pobre, com uma vida totalmente dedicada à caridade e à ordem das Clarissas.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara de Assis. Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – OFM

Seu primeiro milagre foi ainda em vida, quando multiplicou as poucas esmolas trazidas por uma irmã para os pobres em um fardo pesado e alegrou a companheira que estava desiludida e com pouca fé.

Outro fato marcante da vida de Clara de Assis foi quando, bravamente, enfrentou o chefe dos sarracenos quando estes invadiram Assis apenas com um ostensório na mão. Clara proclamou que Jesus era mais forte do que eles e os invasores fugiram de medo. Por isso, hoje em dia, Santa Clara é representada com um ostensório nas mãos, como você deve se lembrar. 

Basílica de Santa Clara em Assis. Fonte: Canva.

Basílica de Santa Clara em Assis. Fonte: Canva.

E você deve se perguntar: se Santa Clara viveu na Idade Média, como é considerada a Patrona da Televisão?

O título também veio de um episódio milagroso na vida de Santa Clara, quando já acamada e muito doente, apenas um ano antes de sua morte, “assistiu” a uma celebração eucarística sem sair de seu leito.

Santa Clara faleceu em 11 de agosto de 1253, e foi canonizada apenas dois anos depois, em 1255. Seu corpo está exposto em sua basílica em Assis.

Já imaginou poder reviver os passos de Santa Clara em Assis e renovar sua fé diante dela? Embarque com a Unitur para viver esse momento inesquecível.

Alexandria: o que fazer, como e quando visitar

Hoje é raro ouvir falar de Alexandria, mas a cidade já foi o principal centro cultural do mundo antigo. Fundada por Alexandre Magno em 332 a.C, a cidade foi conhecida como uma das 7 maravilhas do mundo antigo e foi dona de um importante espaço bibliográfico, tema de séries e filmes ao redor do mundo: […]

Leia mais

Brasília: turismo cívico e arquitetônico

  A gente sempre escuta falar dessa cidade nos noticiários brasileiros, mas pouca gente se atenta para uma Brasília fora dos holofotes políticos. Bem planejada, repleta de uma arquitetura lindíssima que contempla boa parte dos prédios governamentais, com parques bem organizados e muitas opções culturais, Brasília pode ser uma boa surpresa para uma viagem de […]

Leia mais

8 livrarias famosas pelo mundo que valem uma viagem

Reunimos aqui os ambientes mais charmosos, agradáveis e curiosos para passeios pelas mais belas, divertidas e famosas livrarias do mundo. Vale lembrar que muitas delas não se resumem a ambientes de venda de livros. Seus diversos atrativos envolvem construções com arquiteturas, interiores e decorações incríveis, que encantam leitores e visitantes. Em um só lugar você […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!