Voltar para a listagem de postagens

Conheça os locais que marcaram a vida de São Francisco de Assis

Embarque com a Unitur e conheça os locais em Assis e ao redor de Assis por onde passou, pregou e viveu São Francisco de Assis. Uma peregrinação repleta de fé e emoção. 

É verdade que todos os trajetos de peregrinação identificados como caminhos feitos pelo santo – pelo menos 5, atualmente – são igualmente impressionantes. Eles estão espalhados pela região central da Itália e partem da cidade natal de Francisco, na região de Umbra ou Úmbria e alguns, se percorridos a pé, chegam a durar uma quinzena de dias. Mas há quem opte por conhecer, com dedicação e tranquilidade, os pontos turísticos com a marca do fundador da Ordem Franciscana e padroeiro dos animais, localizados, justamente, em Assis. Para isso, a recomendação é de pelo menos 4 dias de viagem despendidos somente por lá e que incluam pausas para a contemplação da arquitetura e da natureza, além de momentos especiais de fé e oração.

Os passos de São Francisco, em Assis mesmo!

Mais de uma dezena de lugares por onde passou São Francisco estão situados em sua cidade natal, Assis, em Úmbria, na província italiana de Perugia. Abaixo, um pouco mais sobre cada um deles e as razões pelas quais todos merecem ser visitados:

Basílica de São Francisco

“Inesquecível”, é o que dizem sobre a Basílica todos os que a conhecem. Não somente o interior da Igreja, mas a paisagem no entorno valem cada segundo da visita. Ela foi construída com doações de diversos países em cima do local onde Francisco quis ser sepultado. Por lá, inclusive, está a cripta com os restos mortais do santo. Quem visita a Basílica aproveita para aprofundar seus conhecimentos sobre a história franciscana e conhecer a capela das relíquias, onde estão pertences de Francisco e o texto da regra de sua Ordem. No lado oposto à Basílica de São Francisco, de frente para ela, está a Basílica de Santa Clara que também merece uma visita.

Piazzetta di S. Francesco Piccolino ou Praça Nuova Chiesa

Onde estão, respectivamente, a casa onde Francisco nasceu e a praça na qual foi preso pelo pai depois de vender tecidos da loja da família sem autorização. Lá também fica a estrutura antiga da loja.

Praça São Rufino e Catedral São Rufino

Nesta praça, Francisco se despiu em público, abdicou dos bens materiais e renunciou ao sobrenome. Na Catedral está a pia batismal na qual o santo teria sido batizado.

Santuário de São Damião

O segundo local a ser visitado por Francisco depois de fugir da casa dos pais e no qual o santo permaneceu, sozinho, por um bom tempo. Francisco viveu no monastério de São Damião por muitos anos e cada detalhe da visita oferece aos turistas mais detalhes sobre o estilo de vida adquirido pelo santo após receber o chamado de Deus, abdicar dos bens materiais e se dedicar aos menos favorecidos.

Santuário de Rivotorto

Foi construído entre duas celas, no local habitado por Francisco durante cerca de 2 anos. A história conta que foi em Rivotorto que apareceu para o santo a famosa carruagem de fogo, episódio que o incentivou a pedir permissão ao Papa para criar a Ordem Franciscana.

Basílica de Santa Maria Degli Angeli

Uma bela Basílica Papal em estilo barroco e maneirista, abriga a Porciúncula, ou melhor, foi construída em volta desta, que é a capela na qual Francisco, ainda jovem, teria compreendido, finalmente, após o chamado de Deus, a sua vocação. Na Porciúncula, o homem renunciou aos bens materiais para viver em pobreza e entre os pobres. Foi então que teve início o que é, hoje, conhecido como movimento franciscano. Por lá também eram realizadas por Francisco, frequentemente, orações e pregações.

Eremo del Carcere, no Monte Subásio

O Monte é onde está construída Assis e o local chamado de Eremo del Carcere é considerado o preferido de São Francisco e de seus seguidores, onde eles faziam retiro, meditavam e oravam. Visitá-lo é emocionante.

Ainda nos arredores de Assis, podem ser visitados o Eremo Le Celle (Eremita), onde foi escrita a Ordem Franciscana e a Isola Maggiore, ilha na qual Francisco jejuou durante quarenta dias. Um pouco mais distante da cidade, mas facilmente acessado de carro (cerca de 2 horas de viagem), fica o Santuário Franciscano de La Verna, onde o santo recebeu as chagas de Cristo. Na direção oposta a La Verna, mas também de fácil acesso a partir de Assis (1h30 de viagem de carro), está a comuna de Greccio, que abriga outro santuário, no qual, na véspera da noite de Natal de 1223, São Francisco teria construído o primeiro presépio da história da humanidade.

Trajetos de peregrinação já mencionados no texto englobam, entre outras regiões, as comunas de La Verna e Greccio. Roteiros para estes trajetos podem ser desenvolvidos pela Unitur, agência de viagens especializada em turismo religioso. Roteiros completos de passeios por toda a cidade de Assis, com informações detalhadas sobre cada ponto de visitação apresentado acima também são elaborados pelos especialistas da agência, sempre de acordo com os objetivos de cada cliente e dentro das possibilidades para o período que optarem viajar à Itália. A Unitur também realiza grupos para conhecer a região. Entre em contato!

 

Marrocos – o que você precisa saber antes de viajar

Marrocos é repleto de inspirações para turistas de todos os tipos ao redor do globo, especialmente para aqueles que buscam um turismo histórico e cultural com  paisagens marcantes. As cores, a arquitetura, os aromas da gastronomia pluricultural e o contraste geográfico do dos mares com as montanhas. Visitar Marrocos é desejo de muitos viajantes ao […]

Leia mais

Entenda por que o Parque Nacional Serra da Capivara (PI) é considerado a Disneylândia da pré-história

Milhares de brasileiros nem imaginam, mas a cidade de Teresina e o Piauí como um todo abrigam alguns dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. O estado concentra a maior quantidade de artes rupestres das Américas e, até hoje, de tempos em tempos, novos sítios, artefatos e gravuras são descobertos quase que por acaso por […]

Leia mais

6 dicas para fazer fotos incríveis em qualquer viagem ou passeio

Está tudo cada vez mais moderno, não é? As câmeras digitais ficaram mais leves e fáceis de carregar, tiram fotos em alguns segundos e permitem que a gente descarregue as fotos no computador quase sem nenhum esforço. Os celulares então, nem se fala! É só clicar no símbolo da camerazinha, depois no botão do meio […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!