Voltar para a listagem de postagens

Delfos, na Grécia: um encontro com a cultura antiga

Uma lenda antiga muito bonita diz que Zeus, com o intuito de definir o centro da Terra, enviou duas águias de extremos opostos do mundo, uma em direção a outra. De acordo com a história, as águias se encontraram em Delfos, e a cidade recebeu o apelido de “umbigo do mundo”.

Mas Delfos também é famosa por seu oráculo, o Oráculo de Delfos, que transformou a cidade em um verdadeiro centro de espiritualidade, mas que teve consequências diretas na política e na economia da Grécia já que muitas guerras foram influenciadas pelas previsões do oráculo.

A história do oráculo de Delfos

Para compreender toda a beleza e importância da cidade de Delfos, é preciso mergulhar em suas histórias com lendas e deuses. Afinal, era assim que os povos antigos explicavam o mundo e a natureza e também como vivenciavam a espiritualidade.

Diz a história que Delfos pertencia à Gaia, a deusa que representava a Terra e era guardada por sua filha, a serpente Píton. Apolo, deus do sol, da música e da medicina teria assumido o controle de Delfos após matar Píton. Apolo teria jogado os restos mortais de Píton no subsolo de Delfos e, por isso, a cidade começou a exalar vapores com poderes proféticos. Naquele tempo, as profetisas inalavam os vapores de Delfos e respondiam às perguntas de quem as consultava. Grandes nomes da época como Alexandre, o Grande e até mesmo Sócrates, estiveram em Delfos para consultar o oráculo.

O que ver em Delfos

O sítio arqueológico de Delfos é dividido em dois santuários, o de Apolo e o de Atenas. Além das ruínas e da importância histórica, o local também possui uma natureza exuberante, com o Monte Parnasso ao fundo.

Dentre as atrações estão o Templo de Apolo, ou a terceira construção dele com ruínas que datam de 300 a.C (o primeiro teria sido construído no século VII a.C). Era exatamente nesse lugar que aconteciam as previsões do oráculo.

O passeio continua pelo Anfiteatro, de 400 a.C e ainda muito bem conservado, que abrigava cerca de cinco mil pessoas para os espetáculos e também era utilizado durante os jogos píticos, que aconteciam de quatro em quatro anos. A próxima atração é inclusive o estádio, também utilizado para os jogos.

Leia também: Ilhas Gregas, um destino dos sonhos!

Atenas antiga e atual: um passeio cheio de história e modernidade

Em uma segunda região, o passeio continua pelo Templo de Atenas. A primeira construção nesse caminho é o ginásio, onde os jovens gregos recebiam ensinamentos básicos e militares. E logo após, o Templo de Atena, um dos cartões postais de Delfos.

Além das visitas externas, outra atração que vale muito a pena na cidade é o Museu Arqueológico de Delfos. Nele, é possível observar, por exemplo, a Auriga de Delfos, uma escultura em bronze que premiou uma importante vitória nos jogos Píticos do ano de 478 a.C!!

Embarque com a Unitur e venha conhecer de perto as maravilhas da Grécia e da cidade de Delfos.

Nossos pacotes contam com toda a comodidade, segurança e conforto para você

 

10 cidades que valem uma viagem pelos seus chocolates!

Convidamos todos vocês para um tour virtual por cidades ao redor do mundo famosas pelos seus maravilhosos chocolates!  Vem com a Unitur!  Bruxelas, na Bélgica Quem visita Bruxelas tem a oportunidade de provar alguns dos melhores chocolates do mundo como a Neuhaus e Godiva e Leonidas. Bruxelas foi a cidade natal de Jean Neuhaus, inventor […]

Leia mais

Fernando de Noronha: o que fazer na ilha paradisíaca

Se tem um destino que está quase que em todos os roteiros dos sonhos de brasileiros e estrangeiros é a ilha de Fernando de Noronha. Reconhecida por sua exclusividade e preservação de uma natureza intocada, Noronha desperta verdadeira paixão em seus visitantes. Em suas atrações, as praias consideradas mais lindas do mundo, além de uma […]

Leia mais

Conheça a Basílica da Agonia, o local onde Jesus suou sangue

Nomeada para recordar o período de tristeza, sofrimento e oração de Jesus, a Basílica da Agonia fica em Israel, antiga cidade de Jerusalém. Ela está no Monte das Oliveiras, local para onde saíram os apóstolos após rezarem o salmo (“Depois do canto dos Salmos, dirigiram-se eles para o monte das Oliveiras.” – Mt 26,30). A […]

Leia mais

Vivências

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades!



    Fale com a Unitur pelo Whatsapp!